Depois de anunciar a recente aliança com o PT, a pré-candidata à prefeitura de Americana, Maria Giovana Fortunato (PDT), quer agora unir eleitores de diferentes espectros políticos. Tanto no discurso quanto na identidade visual de suas ações online, a ex-vereadora vem falando em união de espectros políticos e tem acenado para a direita, que vem ganhando mais força na política local a cada eleição.
Na prática, Giovana quer ampliar sua base eleitoral, transcendendo as divisões partidárias. “O PDT de Americana vai trabalhar os mais diversos eleitores do espectro político através de projetos para a cidade , vamos propor projetos de cidade e, dessa forma, agregar as pessoas que se interessam por essas melhorias e projetos para Americana, independente da sua escolha para os governos Federal e Estadual”, afirmou em entrevista recente.
Nas redes o verde e amarelo, e pouco vermelho, predominam na peça de divulgação de filiação do partido. As cores do Brasil, muito trabalhadas pela direita em peças políticas, nunca foram utilizadas nos materiais de campanha de Giovana nas quatro eleições em que participou (duas para deputada, uma para vereadora e uma para prefeita).
O apoio do PT à candidatura de Maria Giovana Fortunato foi recebido com críticas por parte do eleitorado de Americana. O discurso da pré-candidata de unir eleitores de esquerda e de direita é uma estratégia de minimizar o eventual impacto negativo que essa aliança possa representar para sua a pré-campanha e leva em consideração o número expressivo de votos recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.