Lula e Alckmin são diplomados no TSE na tarde desta segunda

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez a cerimônia de diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin.

O evento começou às 14h25 e foi realizado no plenário do TSE, em Brasília. Cerca de 400 convidados estavam presentes, entre eles, parlamentares, ministros de tribunais superiores e representantes de governos estrangeiros.

Os ex-presidentes José Sarney e Dilma Rousseff também participaram da cerimônia.

Do lado de fora, forte esquema de segurança foi montado para proteger a sede da Corte.

A cerimônia começou com a execução do Hino Nacional pela banda dos Dragões da Independência, do Batalhão da Guarda Presidencial.

Em seguida, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, entregou os diplomas para Lula e Alckmin. Após receber o documento das mãos de Moraes, o presidente eleito discursa.

A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha dos eleitos nas eleições e marca do fim do processo eleitoral. Com o diploma eleitoral em mãos, os eleitos podem tomar posse no dia 1° de janeiro de 2023.

O TSE é responsável pela diplomação dos candidatos à Presidência da República. Os deputados, senadores e governadores são diplomados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) até 19 de dezembro.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Política

27 ago 2025

Americana completa 150 anos neste dia 27 de agosto. Para celebrar a data, o JA entrevistou o prefeito Chico Sardelli

Política

13 ago 2025

A Câmara Municipal de Americana aprovou, em discussão única, o projeto de decreto legislativo nº 20/2025, que valida as contas

Política

13 ago 2025

A Prefeitura de Americana fará parte de um grupo de trabalho com as prefeituras de Paulínia e Cosmópolis para levantamento

Política

6 ago 2025

O vereador Fernando da Farmácia (PSD) acompanhou nesta quarta-feira (6) as obras de implantação de uma rotatória no cruzamento das

Política

6 ago 2025

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) absolveu, por unanimidade, o vice-prefeito de Hortolândia, Cafu César (PSB), em julgamento realizado nesta terça-feira

Brasil

2 ago 2025

Agora, pessoas com fibromialgia são oficialmente reconhecidas como pessoas com deficiência (PcD). O presidente sancionou a lei que garante esse

Anunciar ou recomendar matéria