Últimas Notícias

Lula abre ampla vantagem sobre concorrentes rumo à Presidência da República, aponta Datafolha

- Advertisement -

Ao considerar a margem de erro, petista alcança até 50% dos votos válidos.

Nesta quinta-feira (26), o instituto Datafolha publicou resultado da mais recente pesquisa sobre a corrida eleitoral ao cargo de Presidente da República. Nele, Luis Inácio Lula da Silva (PT) se mantém na liderança, com 48% das intenções de voto, 21 pontos a mais que o segundo colocado.

De acordo com o levantamento, Lula alcançou a maior margem desde o início das pesquisas realizada pelo instituto da Folha de S. Paulo. Jair Bolsonaro (PL), atual presidente, diminui participação e alcança: 27%.

- Advertisement -

Esta pesquisa abre uma nova página na história das pesquisas de intenção de votos, visto que dois nomes retiraram o nome da corrida à presidência: Sérgio Moro (União Brasil) e João Dória (PSDB) não são mais candidatos. Contudo, apesar da desistência de Dória, a pesquisa foi registrada antes da saída oficial do candidato, por isso apresenta resultados em seu nome.

Primeiro Turno

Na pesquisa, o entrevistado recebeu uma lista com o nome de todos os pré-candidatos para escolher. No ranking, os três primeiros colocados da pesquisa foram: Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes (PDT). Confira o resultado abaixo:

Luis Inácio Lula da Silva (PT) – 48%. Com a margem de erro, tem de 46% a 50%.
Jair Bolsonaro (PL) – 26%. Com a margem de erro, de 24% a 28%.
Ciro Gomes (PDT) – 7%. Com a margem de erro, de 5% a 9%.
João Dória (PSDB) – 3%. Portanto, tem de 1% a 5%.
André Janones (Avante) – 2%. Com a margem de erro, de 0% a 4%.
Simone Tebet (MDB) – 2%. Com a margem de erro, de 0% a 4%.
Vera Lúcia (PSTU) – 1%. Portanto, de 0% a 3%.
Pablo Marçal (PROS) – 1%. Portanto, de 0% a 3%.
Brancos, nulos ou indecisos: 6%.
Não sabem: 3%

Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (Unidade Popular), Eymael (Democracia Cristão), Luciano Bivar (União Brasil) e Santos Cruz (Podemos), foram citados, mas não alcançaram 1% das intenções de votos.

Segundo Turno

O instituto também levou em conta projeções para o segundo turno das eleições. Os resultados apontam que, se a eleição fosse hoje, Lula ganharia de todos os competidores. Contra Bolsonaro, o petista abriu 20 pontos de vantagem. Confira os números: Confira abaixo:

Lula x Bolsonaro

Lula (PT) – 58%
Bolsonaro (PL) – 33%
Branco ou nulo – 8%
Não sabe – 1%

Lula x Ciro Gomes

Lula (PT) – 55%
Ciro Gomes (PDT) – 29%
Branco ou nulo – 15%
Não sabe – 1%

Ciro Gomes x Bolsonaro

Ciro Gomes (PDT) – 52%
Jair Bolsonaro (PL) – 36%
Branco ou nulo – 10%
Não sabe – 2%

Metodologia

A pesquisa Datafolha ouviu 2.556 pessoas, em 181 municípios, entre os dias 25 a 26 de maio. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais.

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Mais Lidas