Simone Tebet, Renan Filho e Jader Filho assumiram pastas consideradas relevantes no âmbito nacional
Com membros escalados para ocupar espaço em três ministérios importantes do governo Lula, o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) tem encarado com entusiasmo o retorno a uma participação mais ativa na política brasileira.
Figuras consideradas proeminentes no partido acabaram assumindo pastas de sólida participação na tomada de decisões. É o caso de Simone Tebet, terceira colocada na disputa presidencial de 2022, que ocupará a área de Planejamento; de Renan Filho, governador do Alagoas de 2015 a 2022, que ocupará a pasta de Transporte; e de Jader Filho, o novo Ministro das Cidades.
O MDB esteve à frente da presidência da República com Michel Temer de agosto de 2016 a janeiro de 2019, após o impeachment de Dilma Rousseff (PT). Nesse período, a composição ministerial era majoritariamente composta por membros da sigla.
Durante o governo Bolsonaro, o partido esteve representado por Osmar Terra, no Ministério da Cidadania (de 2018 a 2020) e Lelo Coimbra na Secretaria MDB ocupa vagas em três ministérios importantes do governo Lulade Desenvolviemnto Social (de 2018 a 2020).