O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido nacionalmente por sua presença constante nas redes sociais, foi alvo de um mandado de busca e apreensão cumprido pela Polícia Federal nesta quinta-feira (10). A ação faz parte de uma operação que investiga suspeitas de desvios de recursos públicos na área da saúde.
Ao todo, foram expedidos 28 mandados de busca e apreensão em 13 cidades dos estados de São Paulo e da Bahia. Em Sorocaba, agentes da PF estiveram na sede da Prefeitura, na casa e no gabinete do prefeito, além da Secretaria de Saúde, do Diretório Municipal do Republicanos e na residência do secretário municipal da Saúde.
A investigação teve início em 2022, após surgirem indícios de fraude na contratação de uma organização social (OS) responsável pela administração de serviços de saúde no município. Segundo a PF, há suspeitas de lavagem de dinheiro por meio de depósitos em espécie, pagamentos de boletos e transações imobiliárias. Em um dos endereços visitados, foram encontrados R$ 600 mil em dinheiro vivo.
Em suas redes sociais, o prefeito reagiu: “Mandaram a Polícia Federal aqui em casa por causa da denúncia. E acharam algumas coisas aqui em casa: bolo de cenoura, Nutella, e o Pokémon que o meu filho tanto ama”, escreveu.
Os investigados poderão responder por crimes como corrupção passiva, corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro, contratação direta ilegal e frustração do caráter competitivo de licitação. Até o momento, ninguém foi preso.