Redação Jornal Americanense

Sessão da Câmara é marcada por aprovações e homenagem a servidor

De todos os projetos apresentados, apenas um foi adiado e demais aprovados pelos vereadores.

Na tarde de quinta-feira (19), ocorreu a 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Americana. Nela, vereadores discutiram propostas de autoria dos pares e do Poder Executivo. Ao fim da Ordem do Dia, servidor público foi homenagem pelos 40 anos de trabalho.

Solicitação de crédito adicional

Projeto de Lei nº 61/2022, do Poder Executivo, solicita abertura de crédito adicional especial para contrato de gestão na área da saúde. De acordo com balanço encaminhado à Câmara Municipal, pelo Poder Executivo, a medida prevê crédito no valor de R$ 33.800.000,00 (trinta e três milhões e oitocentos mil reais).

Ainda de acordo com o documento, a gestão ainda será solecionada através de chamamento público e cuidará das unidades: Hospital Municipal de Americana, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia e Unidade de Pronto Atendimento da Vila Cillos.

Em discussão, os vereadores não fizeram uso da palavra. Votaram contra a proposta os vereadores Dr. Daniel Cardoso (PDT), Gualter Amado (Republicanos), Professora Juliana (PT) e Vagner Malheiros (PSDB). Os demais parlamentares aprovaram a medida.

Utilidade Pública Municipal

De autoria do vereador Thiago Brochi (PSDB), Projeto de Lei nº 46/2022 sugere a denominação de ‘utilidade pública municipal’ a Associação unidos Fazemos a Diferença Por Americana. Na ocasião, membros estiveram presente no auditório da Câmara Municipal.

A associação é conhecida por fazer um trabalho sociocultural nos bairros, em prol de estimular a recreação, educação e facilitar o acesso da população ao lazer e entretenimento, especialmente na área periférica de Americana.

Entre as atividades destacadas pelo parlamentar estão as aulas de violão, jiu-jitsu, capoeira e basquete. Outra medida bastante elogiada foi a realização de currículo para pessoas carentes ou que não possuem experiência na elaboração do documento. “Sabemos que a procura por emprego é gigante. E, para isso, é essencial montar um bom currículo”, afirma o vereador.

Demais parlamentares elogiaram a proposta de Brochi. O Presidente da Câmara, Thiago Martins (PV), teceu elogios ao colega e à associação, além de agradecer em nome da população aos representantes, todo esforço, empenho e diferença que a associação promove na cidade.

O projeto foi aprovado por 17 votos favoráveis e uma abstenção, da vereadora Leonora Périco (PDT).

Manobras com motocicletas

Juninho Dias (MDB) fez uso da palavra para solicitar aos pares adiamento da votação do Projeto de Lei nº 23/2022, de sua autoria, por 7 dias. A medida prevê indicação de um local para realização de manobras com motocicleta. “Peço adiamento com a possibilidade de pedir outro adiamento de mais dias”, disse o parlamentar.

De acordo com Dias, o adiamento se fez necessário pela falta de entendimento da população, e dos vereadores, sobre a medida que propõe. O parlamentar explicou que com o projeto de lei pede a disponibilidade de um local fechado para o treinamento de manobras com motocicletas, uma vez por semana durante 3 horas.

No plenário, Dias afirmou que ainda há muitas pessoas as quais acreditam que sua proposta é fechar via pública ou incentivar prática que vá contra as leis de trânsito. Quando, na verdade, ele busca apenas um local para prática de esportes.

“Na última terça-feira (17), tivemos uma reunião junto com a Guarda Municipal, com o responsável pela Secretaria de Cultura e da Secretaria de Esportes, mais representantes da modalidade. O objetivo deste encontro foi explicar o maior [sic] objetivo deste projeto: é a gente disponibilizar de local fechado, não o que a gente vê por aí que muitas pessoas estão interpretando diferente, para a prática da modalidade”, explica.

O parlamentar completa: “Para não ser confundindo com outras pessoas que gostam de fazer barulho e bagunça, estamos procurando espaço para esses atletas treinarem uma vez na semana, por média de três horas. A Guarda Municipal estará presente do início ao fim. Jamais vai ser na rua, vamos respeitar todas as leis de trânsito”.

Ainda segundo o Dias, a modalidade é regularizada e segue todas as diretrizes estipuladas por órgão específico. “Existe federação e confederação há mais de 15 anos”, conta.

Ao concluir, o vereador pede para que os parlamentares que tiverem dúvida o procurem para que possa esclarecer e tirar quaisquer dúvida sobre a modalidade do esporte. Pede ainda que os pares conversem com populares em seus bairros, para desmistificar a ideia errônea sobre o projeto.

Em votação, o adiamento foi aceito por 17 votos favoráveis e uma ausência, de Thiago Brochi (PSDB).

Homenagem

Ao encerrar a Ordem do Dia, o Presidente do Legislativo, Thiago Martins (PV) convidou o Sr. Gilberto, funcionário público da Câmara Municipal, a compor a mesa da presidência para receber homenagem. No último finai de semana, o servidor completou 40 anos de trabalho na Câmara Municipal.

Ao iniciar a homenagem, Martins fez um breve histórico do servidor público, que iniciou a carreira como auxiliar de escritório, em 1982. Entre os cargos ocupados por Gilberto nestes últimos 40 anos foram: secretário geral de finanças e contador. Atualmente, acumula as funções como coordenador de finanças (desde 1991) e pregoeiro (desde 2009).

“Nosso amigo, parceiro e funcionário Gilberto completou 40 anos de funcionário da Câmara Municipal. Em uma conta rápida, são 10 legislaturas. Nenhum vereador atingiu esse período”, elogia Martins. E completa: “O Gilberto se destaca pela competência, dedicação, comprometimento e lisura com o qual sempre trabalhou na Câmara Municipal de Americana. Ele é dedicado, sempre buscando encontrar soluções e defender a bandeira do Poder Legislativo, que é algo que essa legislatura prioriza muito”, afirma ao agradecer ao servidor por todo trabalho prestado.

Demais parlamentares elogiaram o servidor, que disse estar contente e grato pelo tempo dedicado à Câmara Municipal.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Política

25 mar 2024

Na noite desta segunda-feira (25) o prefeito de Nova Odessa, Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), sofreu um acidente de carro

Política

20 mar 2024

A vereadora de Santa Bárbara d’Oeste, Esther Moraes, vai se filiar ao PV (Partido Verde). Na semana passada, a parlamentar

Política

20 mar 2024

Uma reportagem recente publicada pelo Intercept nesta terça-feira (19), trouxe à tona um apoio surpreendente à presidência da Venezuela. A

Política

19 mar 2024

O prefeito Luiz Dalben participou da China-Brasil Conferência de Cooperação Econômica e Comercial, realizada em São Paulo. Sumaré foi apresentada

Política

15 mar 2024

Nesta quarta-feira (13), o secretário nacional de mobilidade urbana, Denis Andia, foi condecorado com a Medalha JK – Ordem do

Política

14 mar 2024

O cenário político em Americana está prestes a começar uma movimentação significativa à medida que a janela partidária se abre