Temas são assuntos centrais em questionamentos e projetos protocolados por parlamentares na Câmara Municipal de Americana.
A necessidade de mais vagas no período integral de creches municipais; a constante falta de água no Jardim dos Lírios; e escassez de serviços de manutenção em área pública do São Domingos. Estes são os temas abordados por vereadores em diferentes questionamentos e projetos de lei protocolados no Poder Legislativo. Confira cada um deles.
Vagas em creche
“É incontável o número de pais que procuram meu gabinete para cobrar mais vagas nesse sistema que, em décadas passadas, tornou Americana referência nacional”, é o que afirma o vereador Juninho Dias (MDB) ao protocolar requerimento em que solicita informações da Prefeitura Municipal sobre a oferta de vagas em período integral nas creches municipais. Além disto, o parlamentar sugere a abertura de vagas noturnas.
Em documento, o parlamentar solicita ampliação no número de vagas no período integral em todas as unidades municipais e pede informações sobre o planejamento para ampliação, bem como o número de inscritos na fila de espera.
Além de questionar o sistema em vigor atualmente, o vereadora solicita estudos para a oferta de vagas no período noturno para crianças que tenham pais em trabalho de turnos diferentes do horário comercial. Segundo ele, as vagas noturnas estão previstas em lei que já existe na capital paulista e visa garantir ensino às crianças no período em que haja harmonia com os horários de trabalho da família.
“Muitos pais, em especial os que moram longe do trabalho, acabam renunciando a um emprego para cuidar dos filhos, e isso impede o rápido desenvolvimento da nossa cidade. Contudo, essa alternativa pode ser muito positiva para Americana, tanto no desenvolvimento das crianças, que são o futuro da nossa cidade, quanto ao mercado de trabalho”, analisa o parlamentar.
Problemas no abastecimento de água – Jardim dos Lírios
As constantes interrupções no abastecimento de água no Jardim dos Lírios também foi alvo de questionamento de parlamentares. O vereador Fernando da Farmácia (PTB) protocolo pedidos de informações à prefeitura sobre as condições de abastecimento no bairro.
“São constantes as interrupções no abastecimento de água no bairro. A situação ocorre há tempos e a falta de água tem causado diversos transtornos aos moradores”, comenta.
Fernando lembra que em dezembro de 2021 foi anunciada a ampliação do reservatório de água do bairro Cidade Jardim. Com a medida, a expectativa da prefeitura era de solucionar o problema. “Em conjunto com a ampliação da capacidade de armazenamento de água, o DAE realizaria outras ações com o objetivo de estabilizar o abastecimento de água no município. Ocorre que, como citado anteriormente, os moradores do bairro Jardim dos Lírios continuam sofrendo com o desabastecimento de água”, complementa.
No requerimento, o vereador pergunta se existem obras em andamento que estão comprometendo o abastecimento de água no Jardim dos Lírios e, em caso de resposta negativa, quais as causas dos constantes desabastecimentos. Questiona, ainda, quais ações estão sendo realizadas ou planejadas para solucionar o problema e qual a previsão de entrega da ampliação do reservatório localizado da Cidade Jardim.
Manutenção em área urbana no São Domingos
Dr. Daniel Cardoso (PDT) indagou o Poder Executivo sobre duas indicações de sua autoria que não foram atendidas. Em novo documento protocolado na Câmara Municipal, indica que as solicitações de poda de mato e limpeza de área pública em frente ao condomínio Bosque São Domingos não foram realizadas.
“Devido à falta de atendimento das indicações protocoladas, houve uma manifestação em conjunto e os moradores promoveram um abaixo assinado, solicitando o atendimento das indicações e anexando fotografias que evidenciam a real situação. Com o mato alto e o acúmulo de restos alimentares, ocorre também o aparecimento de animais silvestres”, disse o parlamentar.
No requerimento, Dr. Daniel questiona quando serão realizados os serviços de poda do mato e limpeza da área pública e quando será feita a manutenção e instalação de um novo contêiner de lixo orgânico no local. O vereador também solicita providências da secretaria municipal de Meio Ambiente quanto ao aparecimento de animais silvestres e possíveis riscos à saúde dos moradores.
Discussão de propostas
As três propostas protocoladas serão discutidas e votadas pelos vereadores em plenário, na próxima sessão ordinária, que ocorre na quinta-feira (19), às 14h.