Na reunião ordinária da Câmara de Americana desta terça-feira (21), um incidente inusitado chamou a atenção dos presentes e provocou risos entre os vereadores. O vereador Thiago Martins (PL) de Americana apresentou uma indicação para melhorias na iluminação em torno do cemitério Parque dos Lírios, em Santa Bárbara d’Oeste, gerando surpresa devido à localização do cemitério em questão.
O equívoco foi apontado pelo vereador Marcos Caetano (PL), que destacou a gafe ao presidente da Casa. “Olha, já vi de tudo nessa Câmara”, comentou Thiago Brochi (PL), aos risos.
Diante da situação embaraçosa, Martins retirou a proposta imediatamente. Em entrevista ao JA nesta quarta-feira (22), ele explicou que o erro foi cometido por sua assessoria, cuja responsabilidade ele assumiu integralmente. Segundo Martins, o gabinete recebe uma grande quantidade de pedidos da população, e devido à proximidade da área com a divisa entre Americana e Santa Bárbara d’Oeste, houve uma confusão sobre a localização.
Martins destacou que sua equipe é composta por assessores indicados por ele próprio, e não por outras autoridades, como o prefeito ou líderes religiosos. Sobre a forma como o incidente foi conduzido na Câmara, ele expressou seu descontentamento, classificando a atitude de Marcos Caetano e do presidente da Casa como desrespeitosa. “Achei que foi desrespeitosa a maneira como o primeiro secretário expôs um colega de trabalho e o presidente ter debochado, dizer que fica surpreso e dá risada. Isso é desrespeito, não a mim, mas ao Legislativo, que é uma Casa de Leis e precisa de seriedade”, afirmou Martins.
O presidente da Câmara foi procurado para comentar as declarações, mas até o momento não retornou.
Quanto à indicação, Martins revelou que já conversou com o prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, para apresentar a demanda de melhorias na iluminação na região do cemitério Parque dos Lírios.