O projeto de decreto legislativo foi aprovado em discussão única com quinze votos favoráveis e quatro contrários
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram nesta quinta-feira durante a sessão ordinária as contas do ex-prefeito de Americana Omar Najar (MDB) referentes ao exercício financeiro de 2018. O projeto de decreto legislativo foi aprovado em discussão única com quinze votos favoráveis e quatro contrários.
A aprovação no plenário ocorreu de forma contrária ao entendimento do TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) que rejeitou as contas de do ex-prefeito. Entre os problemas identificados pelo TCE está a piora da efetividade da gestão, medida ano a ano, e o aumento das dívidas do município. O Tribunal identificou ainda, um excesso número de cargos comissionados e de gastos com pessoal, uma vez que em meio à demissão de servidores de carreira, Najar nomeou pessoas de confiança.
A decisão de rejeitar as contas de Najar teve o apoio do Ministério Público de Contas, que teceu várias críticas à gestão do ex-prefeito, apontando ainda problemas na área da Educação e da Saúde.
Os votos contrários à aprovação do exercício financeiro de 2018 foram realizados pelos vereadores Gualter Amado, Leonora Périco, Vagner Malheiros, Professora Juliana, enquanto votaram a favor da aprovação das contas os vereadores Dr. Otto Kinsui, Lucas Leoncine, Dr. Wagner Rovina, Thiago Martins, Dr. Daniel, Fernando da Farmácia, Silvio Dourado, Juninho Dias, Pr. Manoel Barbosa, Marcos Caetano, Marschelo Meche, Thiago Brochi, Leco Soares, Leo da Padaria, Nathália Camargo.