Redação Jornal Americanense

66 crianças já enfrentaram cirurgias no HM com heroísmo e coragem neste ano

Mais 12 crianças passaram, no último sábado (15), por cirurgias eletivas de pequena e média complexidade no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, de Americana (SP), dentro do projeto Heróis Mirins do HM, iniciativa de humanização voltada para o público infantil. 

Novamente, o carrinho elétrico que conduz os pacientes pediátricos até o Centro Cirúrgico foi a sensação do dia. “É divertido, é legal”, disse o garoto Miguel Gonçalves Correia, 4 anos, enquanto fazia zigue-zagues no comando do veículo miniatura, pelo corredor do HM. 

Durante a permanência no HM, as crianças usam fantasias de super-heróis e são acolhidas em quartos decorados (alusivos ao universo dos heróis), ganham kits (pintura ou massinhas para modelar), um lanche especial e um Certificado de Coragem.

Ediléia Pessoa da Silva, mãe do menino Yhuri Henrique da Silva, 5 anos, disse que o projeto “é ótimo porque faz a gente sair daquela zona de estresse e preocupação”.  

“Adorei o projeto, é muito legal porque deixa as crianças mais felizes”, acrescentou Júlia Barbosa, mãe do paciente Davi Miguel Barbosa Rocha, 6 anos, enquanto acompanhava o filho no quarto pré-cirúrgico.

Andréia Santos, diretora da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, no projeto Americana, salienta que “nas sete edições realizadas, 66 crianças com idades entre 2 e 9 anos já vivenciaram a experiência de ser um Herói Mirim do HM”. “Esse é um projeto que desenvolvemos com muito carinho e que é mantido com muito zelo pelos colaboradores da Chavantes”, afirmou a dirigente da OS (organização social) que administra o HM, por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.   

“A humanização é prioridade em nosso Hospital Municipal. Tornar o momento da cirurgia mais leve para nossas crianças é, sem dúvida, muito importante para a recuperação delas”, afirmou o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

8 jul 2025

O número de cirurgias eletivas realizadas no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, cresceu 61,5% de 2023 a 2024,

Saúde

7 jul 2025

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, implantou um novo sistema de gestão que permite o acompanhamento em tempo

Saúde

7 jul 2025

O número de atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Americana cresceu 57% entre 2022 e 2024, conforme dados

Saúde

4 jul 2025

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, realiza neste sábado (5) um plantão especial para

Saúde

3 jul 2025

Em um marco significativo para a saúde pública de Americana, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dona Rosa, na região

Saúde

3 jul 2025

O ambiente da Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana ganhou um clima especial nesta quinta-feira (3), com

Anunciar ou recomendar matéria