Redação Jornal Americanense

66 crianças já enfrentaram cirurgias no HM com heroísmo e coragem neste ano

Mais 12 crianças passaram, no último sábado (15), por cirurgias eletivas de pequena e média complexidade no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, de Americana (SP), dentro do projeto Heróis Mirins do HM, iniciativa de humanização voltada para o público infantil. 

Novamente, o carrinho elétrico que conduz os pacientes pediátricos até o Centro Cirúrgico foi a sensação do dia. “É divertido, é legal”, disse o garoto Miguel Gonçalves Correia, 4 anos, enquanto fazia zigue-zagues no comando do veículo miniatura, pelo corredor do HM. 

Durante a permanência no HM, as crianças usam fantasias de super-heróis e são acolhidas em quartos decorados (alusivos ao universo dos heróis), ganham kits (pintura ou massinhas para modelar), um lanche especial e um Certificado de Coragem.

Ediléia Pessoa da Silva, mãe do menino Yhuri Henrique da Silva, 5 anos, disse que o projeto “é ótimo porque faz a gente sair daquela zona de estresse e preocupação”.  

“Adorei o projeto, é muito legal porque deixa as crianças mais felizes”, acrescentou Júlia Barbosa, mãe do paciente Davi Miguel Barbosa Rocha, 6 anos, enquanto acompanhava o filho no quarto pré-cirúrgico.

Andréia Santos, diretora da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, no projeto Americana, salienta que “nas sete edições realizadas, 66 crianças com idades entre 2 e 9 anos já vivenciaram a experiência de ser um Herói Mirim do HM”. “Esse é um projeto que desenvolvemos com muito carinho e que é mantido com muito zelo pelos colaboradores da Chavantes”, afirmou a dirigente da OS (organização social) que administra o HM, por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.   

“A humanização é prioridade em nosso Hospital Municipal. Tornar o momento da cirurgia mais leve para nossas crianças é, sem dúvida, muito importante para a recuperação delas”, afirmou o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

1 mar 2024

A Secretaria de Saúde de Sumaré realizou no último sábado, dia 24, o Dia D de Combate à Dengue. O

Saúde

1 mar 2024

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste investiu mais de R$ 236 milhões em Saúde em 2023. Somente com recursos próprios,

Saúde

23 fev 2024

O vereador Leco Soares (Podemos) reuniu-se na quarta-feira (21) em Brasília com a deputada federal Renata Abreu (Podemos), para tratar

Saúde

21 fev 2024

Um homem de 44 anos foi diagnosticado com chikungunya em Santa Bárbara, tornando-se o primeiro caso confirmado da doença na

Saúde

20 fev 2024

A Prefeitura de Sumaré entrega nesta sexta-feira (23) às 10 horas, as novas sedes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel

Saúde

15 fev 2024

Alex, um morador de 38 anos de Americana, está liderando uma campanha para recuperar sua capacidade de andar após um