O Jardim Botânico de Americana recebeu na manhã desta sexta-feira (17) uma ação de conscientização sobre o câncer colorretal, onde foram abordadas cerca de 250 pessoas, segundo os organizadores. A ação é uma iniciativa do grupo SOnHe, formado por médicos oncologistas e hematologistas que atuam na Unacon (Centro de Oncologia de Americana), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
Neste sábado (18), os profissionais envolvidos na ação darão continuidade nas abordagens, que acontecem das 7h30 às 11h30, com distribuição de material informativo e orientações gerais sobre as formas de prevenção a este tipo de câncer que, excetuando o de pele, é o segundo mais frequente no Brasil entre homens e mulheres com mais de 60 anos.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê o diagnóstico de mais de 45 mil novos casos de câncer colorretal a cada ano do triênio de 2023 a 2025. Apesar dos números alarmantes, o câncer colorretal é considerado um tumor que apresenta 80% de chance de cura quando o diagnóstico é realizado em estágios iniciais. No Brasil, o rastreamento na população é indicado a partir dos 45 anos, sendo a colonoscopia o exame indicado.
Ainda de acordo com o Inca, em 2020 ocorreram 20.245 mortes por câncer de cólon e reto no país. Os principais fatores de risco estão associados ao comportamento, como sedentarismo, obesidade, consumo regular de álcool e tabaco, além de baixo consumo de fibras, frutas, vegetais e carnes magras.
“É preciso que as pessoas busquem sempre manter hábitos saudáveis, principalmente em relação à alimentação e atividade física, além de realizar os exames preventivos periodicamente. A ação no Jardim Botânico propõe um convite para que todos se mobilizem nesse sentido, fomentando a promoção da saúde”, destacou o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.