Redação Jornal Americanense

Ação no Jardim Botânico orienta sobre o câncer colorretal

O Jardim Botânico de Americana recebeu na manhã desta sexta-feira (17) uma ação de conscientização sobre o câncer colorretal, onde foram abordadas cerca de 250 pessoas, segundo os organizadores. A ação é uma iniciativa do grupo SOnHe, formado por médicos oncologistas e hematologistas que atuam na Unacon (Centro de Oncologia de Americana), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Neste sábado (18), os profissionais envolvidos na ação darão continuidade nas abordagens, que acontecem das 7h30 às 11h30, com distribuição de material informativo e orientações gerais sobre as formas de prevenção a este tipo de câncer que, excetuando o de pele, é o segundo mais frequente no Brasil entre homens e mulheres com mais de 60 anos.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê o diagnóstico de mais de 45 mil novos casos de câncer colorretal a cada ano do triênio de 2023 a 2025. Apesar dos números alarmantes, o câncer colorretal é considerado um tumor que apresenta 80% de chance de cura quando o diagnóstico é realizado em estágios iniciais. No Brasil, o rastreamento na população é indicado a partir dos 45 anos, sendo a colonoscopia o exame indicado.

Ainda de acordo com o Inca, em 2020 ocorreram 20.245 mortes por câncer de cólon e reto no país. Os principais fatores de risco estão associados ao comportamento, como sedentarismo, obesidade, consumo regular de álcool e tabaco, além de baixo consumo de fibras, frutas, vegetais e carnes magras.

“É preciso que as pessoas busquem sempre manter hábitos saudáveis, principalmente em relação à alimentação e atividade física, além de realizar os exames preventivos periodicamente. A ação no Jardim Botânico propõe um convite para que todos se mobilizem nesse sentido, fomentando a promoção da saúde”, destacou o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

1 mar 2024

A Secretaria de Saúde de Sumaré realizou no último sábado, dia 24, o Dia D de Combate à Dengue. O

Saúde

1 mar 2024

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste investiu mais de R$ 236 milhões em Saúde em 2023. Somente com recursos próprios,

Saúde

23 fev 2024

O vereador Leco Soares (Podemos) reuniu-se na quarta-feira (21) em Brasília com a deputada federal Renata Abreu (Podemos), para tratar

Saúde

21 fev 2024

Um homem de 44 anos foi diagnosticado com chikungunya em Santa Bárbara, tornando-se o primeiro caso confirmado da doença na

Saúde

20 fev 2024

A Prefeitura de Sumaré entrega nesta sexta-feira (23) às 10 horas, as novas sedes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel

Saúde

15 fev 2024

Alex, um morador de 38 anos de Americana, está liderando uma campanha para recuperar sua capacidade de andar após um