Americana confirma mais dois óbitos por dengue

A Vigilância Epidemiológica de Americana confirmou, nesta quarta-feira (5), mais dois óbitos causados pela dengue neste ano no município.

As duas novas vítimas são:

Uma mulher de 72 anos, moradora do bairro Jardim da Paz. Ela estava internada em hospital público e faleceu no dia 7 de fevereiro.

Uma mulher de 43 anos, moradora do bairro Cidade Jardim 2. Ela estava internada em hospital privado e faleceu no dia 16 de fevereiro.

Ambos os casos foram encerrados pela Vigilância Epidemiológica por meio de exames e critério clínico.

Os outros óbitos registrados em 2025 são de um homem de 41 anos (Santa Cruz), um homem de 25 anos (Jardim Boer), uma mulher de 61 anos (Jardim São Paulo) e uma mulher de 96 anos (Parque da Liberdade).

Americana totaliza 1.841 casos positivos da doença neste ano confirmados até esta quarta-feira.

Ações

A Prefeitura de Americana intensificou ações de conscientização e combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, incluindo mutirões de limpeza, distribuição de materiais informativos e mobilização de diversos setores da sociedade. A colaboração da população é essencial, eliminando locais que possam acumular água parada e permitindo a entrada de agentes de saúde para inspeções e orientações.

As ações também foram fortalecidas com o uso de drone para auxiliar na inspeção de imóveis fechados e a realização de nebulização. Diversas atividades educativas também estão sendo realizadas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino.

Americana também possui um grupo condutor para o enfrentamento às arboviroses, composto por equipe multiprofissional, de diversos setores da Saúde, o qual elaborou um Plano de Contingência e Fluxograma para padronizar, controlar e fazer a vigilância dos atendimentos. O trabalho é realizado com base nas diretrizes do Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Controle da Dengue.

Um sistema online de monitoramento interno foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde, com recursos de Inteligência Artificial (IA). O sistema é uma ferramenta para auxiliar os profissionais de saúde com o fluxo de informação geral da dengue em toda a rede municipal.

O município também chamou, por meio de concurso público, 34 agentes de promoção da saúde, que vão se apresentar na sexta-feira (7). Eles vão atuar, prioritariamente, junto à rede básica de saúde, no monitoramento de casos sintomáticos, conforme critérios do Plano de Contingência local. 

Todas as Unidades Básicas de Saúde da rede contam com testes rápidos para dengue, sendo esses utilizados de acordo com os critérios estabelecidos no Plano de Contingência.

A “Todos Contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!” contra a dengue em Americana tem o apoio e a parceria de outros setores, como as secretarias de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Assistência Social e Direitos Humanos, Planejamento, Comunicação e Tecnologia da Informação, Obras e Serviços Urbanos, ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), Diretoria Regional de Ensino, Defesa Civil, DAE (Departamento de Água e Esgoto) CPFL Paulista, entre outros.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

7 nov 2025

O coordenador médico da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, de Americana, Dr. Luiz Flávio,

Saúde

6 nov 2025

A Prefeitura de Americana concluiu, nesta quarta-feira (5), a instalação do piso cerâmico na nova área administrativa do Centro de

Saúde

6 nov 2025

O psiquiatra do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, de Americana, Dr. Bruno Gonçalves Campagnone, está entre os participantes do 41º

Saúde

5 nov 2025

A cidade de Americana abriga desde 2024 a Associação Florescer de Saúde Natural, uma iniciativa que nasceu com o propósito

Saúde

4 nov 2025

O FunSol (Fundo Social de Solidariedade) de Hortolândia recebeu, nesta sexta-feira (31), a visita de uma comitiva da cidade de

Saúde

4 nov 2025

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (8) um mutirão voltado à saúde do

Anunciar ou recomendar matéria