Redação Jornal Americanense

Americana inicia construção de espaço exclusivo para pessoas com autismo no Núcleo de Especialidades

Americana inicia construção de espaço exclusivo para pessoas com autismo no Núcleo de Especialidades

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à construção de um espaço exclusivo para atender pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). O novo ambiente fica no mesmo prédio do Núcleo de Especialidades, ao lado do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. O local já presta atendimento a este público e agora ganha uma área exclusiva para esta modalidade de assistência. O investimento, de R$ 321.110,13, é feito com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU).

Com a nova instalação, o Núcleo de Especialidades vai poder integrar profissionais de saúde e familiares, com o objetivo de oferecer um atendimento que aborde as múltiplas dimensões do desenvolvimento de indivíduos com TEA.

“Estamos investindo num espaço que vai possibilitar um melhor acolhimento aos pacientes autistas e seus familiares, além de proporcionar mais conforto a todos. Os profissionais também serão beneficiados com uma estrutura maior e mais adequada”, destaca o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Já foram executadas as adequações da rede elétrica. No momento, está sendo feita a instalação de placas de gesso (drywall) e forro. Nos próximos dias, terá início a instalação do novo piso e dos revestimentos. 

O novo espaço tem 265 m² e vai contar com sala de espera, três salas de atendimento e dois banheiros. Nesse ambiente, serão realizados diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pessoas com TEA, com infraestrutura e recursos adaptados para o atendimento de necessidades específicas.

A sala de espera será constituída de ambiente sensorial, com iluminação especial e execução de música em volume diferenciado.

A nova ala de atendimento vai suprir o atendimento especializado até que o município conclua a construção do Centro de Referência do Autismo, no Parque Novo Mundo.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

16 abr 2025

A Faculdade de Americana (FAM) está oferecendo, por meio do curso de Psicologia, atendimentos psicológicos gratuitos para a comunidade, por

Saúde

16 abr 2025

Em ação conjunta com o Setor de Zoonoses da Vigilância em Saúde da Prefeitura, a Coden Ambiental de Nova Odessa

Saúde

15 abr 2025

O município de Americana, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou, nesta terça-feira (15), mais três óbitos causados pela dengue no

Saúde

15 abr 2025

Em clima de celebração da Páscoa, a Maternidade do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, preparou uma surpresa para

Saúde

14 abr 2025

Tem início nesta terça-feira, dia 15 de abril, e vai até o próximo dia 26 o “mutirão” de mamografias gratuitas viabilizado

Saúde

11 abr 2025

O “Março Lilás” terminou, mas as ações pela Saúde da Mulher da Prefeitura de Nova Odessa continuam normalmente neste mês de

Anunciar ou recomendar matéria