Redação Jornal Americanense

Americana realiza 64 exames preventivos durante mutirão de saúde da mulher

Americana realiza 64 exames preventivos durante mutirão de saúde da mulher

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou 40 exames de Papanicolau e 24 mamografias neste sábado (15), durante mutirão voltado à saúde da mulher. Cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estiveram abertas ao longo do dia para os procedimentos preventivos. A ação continua no próximo sábado (22), em outras quatro unidades (veja a relação abaixo).

As mamografias atenderam mulheres entre 40 e 69 anos e ocorreram na UBS do São Vito, por meio de um veículo adaptado contratado pelo município junto ao Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas). Já os exames de Papanicolau, para mulheres entre 25 e 64 anos, foram disponibilizados nas UBSs dos bairros São Vito, Parque Gramado, Jardim Guanabara, Vila Mathiensen e Vila Galo.

“O mutirão é uma oportunidade para reforçarmos a importância do cuidado com a saúde da mulher. A iniciativa contribui para conscientizar a população sobre a necessidade desses exames, essenciais para a detecção precoce de câncer e outras doenças”, destacou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Além dos exames, as unidades de saúde também ofereceram orientações nutricionais voltadas ao público feminino, ministradas por estagiárias do curso de Nutrição da FAM (Faculdade de Americana). Uma equipe do setor de planejamento familiar também percorreu as unidades abertas neste sábado para informar as mulheres sobre direitos reprodutivos e os serviços disponíveis na rede municipal de saúde.

“Nosso objetivo é ampliar o acesso aos exames preventivos e incentivar as mulheres a cuidarem da sua saúde de forma contínua. Esse tipo de ação facilita o atendimento e possibilita que mais pessoas tenham acesso aos serviços essenciais”, explicou a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.

Próximo sábado

O mutirão de exames preventivos da Prefeitura de Americana para a saúde da mulher continua no próximo sábado (22), nas UBSs dos bairros Jardim Boer (com mamografias), Praia Azul, Antônio Zanaga e Jardim Ipiranga, das 8h às 16h.

Para as mamografias, serão distribuídas 70 senhas, e é importante que as mulheres levem exames anteriores, caso possuam. O Papanicolau é oferecido por livre demanda, sem número limite.

Para a realização dos exames, é necessário apresentar comprovante de residência em Americana, cartão SUS e um documento com foto.

22/03 (sábado), das 8h às 16h

Mamografias e Papanicolau

UBS Jardim Boer – Rua Romildo Bosqueiro, nº 55

Papanicolau

UBS Praia Azul – Rua Maranhão, nº 1.213

UBS Antônio Zanaga – Rua Adelmar Tavares, nº 185

UBS Jardim Ipiranga – Rua Itambé, nº 236

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

3 jul 2025

Em um marco significativo para a saúde pública de Americana, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dona Rosa, na região

Saúde

3 jul 2025

O ambiente da Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana ganhou um clima especial nesta quinta-feira (3), com

Saúde

27 jun 2025

O Espaço TEA, mantido pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a oficina “Cuidar de Quem

Saúde

27 jun 2025

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já realizou 3.895 atendimentos no mutirão de cirurgias eletivas,

Saúde

26 jun 2025

Com a queda das temperaturas, o inverno exige atenção redobrada com a saúde, especialmente do coração. O cardiologista e diretor

Saúde

24 jun 2025

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, entregou a revitalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Walter Jorge Paulo”, no

Anunciar ou recomendar matéria