Redação Jornal Americanense

Americana realiza Dia D para mamografias e exames de Papanicolau neste sábado

Dia D Mamografia e Papanicolau

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (19) o Dia D do mutirão Saúde da Mulher, com a realização gratuita de mamografias e exames de Papanicolau como parte da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. O mutirão acontece das 8h às 16h em seis UBSs (Unidades Básicas de Saúde), conforme programação abaixo.

A campanha repetirá o modelo adotado em março deste ano, com uso de um veículo adaptado para a realização das mamografias. Já as coletas para os exames de Papanicolau serão feitas pelos técnicos da rede municipal.

As mulheres precisam ter idade entre 40 e 69 anos para a mamografia, enquanto para o Papanicolau a faixa etária contemplada é de 25 a 64 anos. Para fazer qualquer um dos exames, é necessário apresentar comprovante de residência em Americana, cartão SUS e um documento com foto.

O mutirão vai disponibilizar 210 mamografias neste sábado, sendo 70 para cada unidade de saúde participante da ação, por ordem de chegada e com uso de senhas. Os exames de Papanicolau serão por livre demanda.

“O mutirão facilita o acesso ao oferecer às mulheres os exames aos sábados, pois sabemos que muitas têm dificuldade para acessar o serviço durante os dias da semana. Essa é uma oportunidade que elas acabam tendo para realizar a prevenção junto aos nossos profissionais da rede básica”, explica o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

“Em março já havíamos realizado um grande mutirão com essa mesma modalidade, e na campanha Outubro Rosa optamos por retomá-lo, por ser uma estratégia de grande alcance e muito eficiente, o que beneficia as nossas mulheres com mais oferta de exames preventivos”, observa a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.

Dia 19 (sábado), das 8h às 16h:

Mamografias e Papanicolau

  • UBS Vila Mathiensen – Rua das Alfazemas, nº 316
  • UBS São Vito – Rua Vicente Caravieri, nº 300
  • UBS Jardim Brasil – Rua Benedito A. Bertossi, nº 480

Somente Papanicolau

  • UBS Jardim Ipiranga – Rua Itambé, nº 236
  • ESF Parque da Liberdade – Avenida Serra do Mar, s/n
  • UBS Parque das Nações – Rua Austrália, nº 301

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

1 jul 2025

Um grupo de proprietárias de escolas particulares conveniadas ao programa Bolsa Creche da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste tem se

Cidades

1 jul 2025

Em um mês em que nove cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) registraram saldo negativo de empregos formais, Americana

Cidades

1 jul 2025

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Educação, aderiu à Política Pública de Educação Integral em Tempo Integral,

Cidades

30 jun 2025

A Prefeitura de Americana, por meio do Programa Futuro Certo, está promovendo o curso gratuito de Técnicas Básicas de Manicure

Cidades

30 jun 2025

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Americana tem 250 vagas de emprego disponíveis. Os interessados devem acessar o

Cidades

29 jun 2025

A semana começa com tempo firme e temperaturas elevadas em Americana, mas os moradores devem se preparar para uma mudança

Anunciar ou recomendar matéria