Câmara aprova renovação de convênio por leitos de UTI neonatal

Em regime de urgência, a Câmara de Americana aprovou, nesta terça-feira (6), projeto de lei de autoria do Poder Executivo que autoriza renovação do convênio com a Associação Americanense de Saúde - Hospital São Francisco

Em regime de urgência, a Câmara de Americana aprovou, nesta terça-feira (6), projeto de lei de autoria do Poder Executivo que autoriza renovação do convênio com a Associação Americanense de Saúde – Hospital São Francisco para contratação de leitos de UTI neonatal, de pediatria e de obstetrícia com apoio da unanimidade dos vereadores.

O projeto prevê a contratação de dois leitos de UTI Neonatal, um de pediatria e outro de obstetrícia com custo anual de R$ 420 mil.

De acordo com o texto do projeto, Americana possui uma população de aproximadamente 244.370 habitantes e, de acordo com o Ministério da Saúde, o município deve contar com dez leitos de UTI neonatal para atender a população. A cidade, no entanto, possui apenas cinco leitos desse tipo no Hospital Dr. Waldemar Tebaldi para atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde), o que representaria um déficit caso o convênio não fosse firmado e – segundo o projeto de lei – colocaria em risco a vida de recém nascidos de alto risco.

“A contratação de dois leitos de UTI Neonatal junto ao Hospital Filantrópico São Francisco é uma medida necessária para atender à demanda de leitos de UTI Neonatal no município de Americana. Essa medida irá garantir o acesso à saúde de qualidade para os recém-nascidos do Município, principalmente aqueles que apresentam condições de saúde mais graves”, traz um trecho da justificativa do Executivo.

As ocupações dos leitos, no ano, representam uma média de 70% de ocupação, porém estes leitos têm uso sazonal, tanto na cidade como na região, obrigando a considerar uma maior oferta devido às características do serviço, que não pode aguardar a liberação de vagas para sua utilização.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

22 jan 2026

A mulher internada após utilizar uma caneta emagrecedora ilegal desenvolveu síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara e potencialmente grave.

Saúde

20 jan 2026

Uma mulher está internada desde dezembro em coma grave após utilizar uma caneta emagrecedora vendida de forma ilegal. Segundo informações

Polícia, Saúde

20 jan 2026

Uma mulher de 29 anos teve a vida salva após ser declarada morta em um atropelamento ocorrido neste domingo (18),

Saúde

20 jan 2026

A advogada Juliane Vieira, de 29 anos, recebeu alta hospitalar nesta terça-feira (20), após meses de internação em decorrência de

Saúde

16 jan 2026

Uma menina de 1 ano ficou ferida após cair da cama e ter um carregador cravado na testa. O acidente

Saúde

15 jan 2026

Uma equipe médica da Rússia realizou, nesta quinta-feira (15), a remoção de um tumor gorduroso de 59,62 quilos, quase 60

Anunciar ou recomendar matéria