Redação Jornal Americanense

Carreta da Mamografia faz 225 exames e permanece até o próximo sábado em Americana

A Carreta da Mamografia do Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo, realizou 225 exames na primeira semana de permanência no município. O serviço de saúde itinerante começou a realizar as mamografias no dia 1º de agosto e segue até o próximo sábado (12), na Praça Comendador Müller, no Centro. A ação tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde e faz parte da programação do mês de aniversário de 148 anos do município.

Os exames são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. A equipe executora dos serviços distribui diariamente 50 senhas, de segunda a sexta-feira, e 25 no sábado. As senhas começam a ser distribuídas a partir das 8h no próprio local de permanência da carreta.

As mamografias estão sendo ofertadas de acordo com o seguinte esquema:

Faixa etáriaDocumentos necessários
35 a 49 anosPedido do exame, cartão SUS e RG
50 a 69 anosCartão SUS e RG
70 anos ou maisPedido do exame, cartão SUS e RG

Para as mulheres que não possuem pedido, basta procurar qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (a partir das 9h30) e solicitar junto à equipe local, não sendo necessário agendar consulta médica para obter o encaminhamento.

A vinda da carreta ao município foi intermediada pelo deputado estadual Oséias de Madureira, atendendo a um pedido do prefeito Chico Sardelli. Durante o período de permanência do serviço em Americana serão ofertadas 500 mamografias.

O secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, reforçou o pedido para que as mulheres busquem o serviço e façam o exame. “Eu quero fazer aqui um apelo às mulheres, para que procurem a carreta e façam o exame, que é rápido e gratuito. Dessa forma, estarão se prevenindo contra o câncer de mama, uma doença que, infelizmente, tem alta prevalência e mortalidade”, alertou Danilo.   

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

1 mar 2024

A Secretaria de Saúde de Sumaré realizou no último sábado, dia 24, o Dia D de Combate à Dengue. O

Saúde

1 mar 2024

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste investiu mais de R$ 236 milhões em Saúde em 2023. Somente com recursos próprios,

Saúde

23 fev 2024

O vereador Leco Soares (Podemos) reuniu-se na quarta-feira (21) em Brasília com a deputada federal Renata Abreu (Podemos), para tratar

Saúde

21 fev 2024

Um homem de 44 anos foi diagnosticado com chikungunya em Santa Bárbara, tornando-se o primeiro caso confirmado da doença na

Saúde

20 fev 2024

A Prefeitura de Sumaré entrega nesta sexta-feira (23) às 10 horas, as novas sedes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel

Saúde

15 fev 2024

Alex, um morador de 38 anos de Americana, está liderando uma campanha para recuperar sua capacidade de andar após um