Redação Jornal Americanense

Como prevenir os sintomas de alergias no outono?

O início do outono é marcado por uma diminuição significativa das chuvas, principalmente no Sudeste do país. As temperaturas ficam mais baixas, a umidade cai e o ar mais seco, contribuindo para o desenvolvimento de sintomas como espirros, coriza, obstrução nasal, coceira no nariz, ouvido e garganta, tosse e falta de ar.

A rinite, a asma e a sinusite são algumas das doenças mais comuns nessa época do ano, isso porque com o ar mais seco e frio, as vias respiratórias se sobrecarregam e tentam melhorar a qualidade do ar que entra em nossos pulmões – fator que aumenta os sintomas das alergias. As mais comuns podem ser diagnosticadas por exames laboratoriais. Dessa forma, é possível avaliar a intensidade e o tratamento correto de cada caso que possa surgir.  

Com o resultado e a análise de outros fatores, o médico poderá orientar o paciente com ações específicas para prevenir a crise alérgica, fazendo com que ela se torne mais espaçada e não atrapalhe o dia a dia. Por isso, procure lavar as narinas com soro fisiológico ao menos uma vez no dia; mantenha os ambientes sempre limpos, sem acúmulo de poeira; evite objetos que acumulem pó, como carpetes, tapetes, cobertores de lã e bichos de pelúcia; evite o uso de vassouras e espanadores para não espalhar o pó; procure secar as roupas ao sol, eliminando microrganismos que podem se acumular nos tecidos; e utilize capas impermeáveis para forrar colchões e travesseiros.

Por Dr. Alexandre Veronez, biomédico do Laboratório DMS Burnier

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

1 mar 2024

A Secretaria de Saúde de Sumaré realizou no último sábado, dia 24, o Dia D de Combate à Dengue. O

Saúde

1 mar 2024

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste investiu mais de R$ 236 milhões em Saúde em 2023. Somente com recursos próprios,

Saúde

23 fev 2024

O vereador Leco Soares (Podemos) reuniu-se na quarta-feira (21) em Brasília com a deputada federal Renata Abreu (Podemos), para tratar

Saúde

21 fev 2024

Um homem de 44 anos foi diagnosticado com chikungunya em Santa Bárbara, tornando-se o primeiro caso confirmado da doença na

Saúde

20 fev 2024

A Prefeitura de Sumaré entrega nesta sexta-feira (23) às 10 horas, as novas sedes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel

Saúde

15 fev 2024

Alex, um morador de 38 anos de Americana, está liderando uma campanha para recuperar sua capacidade de andar após um