Pesquisar
Close this search box.

Redação Jornal Americanense

Crianças utilizarão roupas de super-heróis para se animarem antes de cirurgia no HM

O processo de humanização do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” de Americana vai ganhar o reforço de super-heróis como Batman, Ladybug, Homem de Ferro, Capitão América e outros personagens famosos. Neste sábado (6), oito crianças, pacientes com cirurgias eletivas agendadas nas especialidades de cirurgia geral e otorrino, irão até o centro cirúrgico com a capa do seu personagem preferido.  

O projeto denominado “Heróis Mirins do HM” é uma iniciativa da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, Organização Social que tem gestão compartilhada do Hospital Municipal com a Prefeitura de Americana. A ação pretende proporcionar uma experiência divertida e encorajadora (baseada no universo dos super-heróis) durante as fases pré e pós-cirúrgica.

O objetivo da ação é tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor aos pacientes pediátricos, favorecendo a preparação psicológica pré-cirúrgica e reduzindo o estresse das crianças, explica Andréia Santos, diretora da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes.  

“O projeto Heróis Mirins do HM é uma ação inédita que faz parte de um processo contínuo de humanização do atendimento, das rotinas e dos colaboradores do hospital”, observou Andréia. “A humanização dos serviços de saúde é um dos pilares centrais da gestão compartilhada entre a Santa Casa de Chavantes e a Secretaria Municipal de Saúde de Americana”, acrescentou a diretora da OS.

No período de permanência no hospital, as crianças vão usar fantasias de super-heróis e serão levadas em um carrinho elétrico até o centro cirúrgico. Depois do procedimento, ficarão na ala de internação com decoração infantil.

O secretário municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, também destacou a importância do projeto. “Ficamos muito felizes com a iniciativa, uma vez que a humanização da saúde é uma das nossas prioridades. É uma maneira de transformar um momento que seria delicado em algo muito mais lúdico, a permanência no hospital muito mais leve para as crianças e para os pais”, avaliou.

Outra novidade é que os pais ou responsáveis poderão acompanhá-las durante as etapas pré e pós-anestésica, contribuindo assim com o relaxamento do paciente e o aumento da sensação de amparo familiar. As crianças também receberão um Certificado de Coragem, um kit lúdico (lápis e revista para colorir), além de um lanche especial.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

22 maio 2024

O número de atendimentos realizados na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Praia Azul cresceu 70% com a ampliação do

Saúde

22 maio 2024

O Novo Complexo Regional de Saúde do Jardim Pérola “Elza Aparecida Zanini” de Santa Bárbara d’Oeste registrou 155 atendimentos no

Saúde

21 maio 2024

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a disponibilidade da vacina contra a dengue, destinada a

Cidades, Saúde

20 maio 2024

O Painel de Monitoramento da Dengue, da Secretaria de Estado de Saúde, confirmou nesta segunda-feira (20), a segunda morte por

Saúde

17 maio 2024

Um trabalho realizado pela equipe do setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador, órgão ligado à Uvisa (Unidade de Vigilância

Saúde

15 maio 2024

A Secretaria de Saúde de Sumaré entregará nesta sexta-feira (17) às 10 horas, o novo prédio do PA Maria Antônia,