A Prefeitura de Hortolândia divulgou licitação para aquisição de duas motocicletas para serem utilizadas como motolâncias pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), gerido pela Secretaria de Saúde. A licitação foi divulgada no Diário Oficial Eletrônico, na edição desta segunda-feira (15).
De acordo com a Secretaria de Saúde, após a conclusão do processo, as motocicletas poderão ser adquiridas para uso no atendimento de ocorrências recebidas pelo serviço. Atualmente, o SAMU de Hortolândia tem duas motolâncias.
De acordo com o SAMU, a função das motolâncias é chegar antes que as ambulâncias para verificar o grau de gravidade da ocorrência e do estado das vítimas. Conforme for a necessidade, os agentes das motolâncias já iniciam procedimentos até a chegada da ambulância.
As motolâncias sempre saem juntas. Os veículos são pilotados por técnicos de enfermagem ou enfermeiros que integram a equipe do SAMU. Para pilotá-las, os agentes têm que passar por processo de capacitação para estarem aptos a pilotar os veículos. O SAMU de Hortolândia ministrou capacitação para pilotar motolâncias em 2024. A atividade teve participação de equipes do SAMU de outros cinco municípios paulistas e da região.
As motolâncias também atuam como batedores durante os deslocamentos das ambulâncias, com o objetivo de fechar momentaneamente as pistas e o trânsito para que as ambulâncias possam passar com mais rapidez e segurança para levar as vítimas para hospitais.






