Hospital Municipal promove treinamentos para identificação precoce da sepse

Hospital Municipal promove treinamentos para identificação precoce da sepse

A equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, realizou nesta quinta e sexta-feira (9 e 10 de janeiro) uma série de treinamentos sobre a importância da identificação precoce da sepse. A capacitação foi dirigida aos profissionais de saúde que atuam na unidade.

A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção, também conhecida como resposta inflamatória generalizada do organismo a uma infecção, que pode levar a complicações e até a morte. 

Duas colaboradoras do SCIH, a enfermeira Vanessa Ros da Silva e a técnica de enfermagem Luciana Rocha de Paiva, percorreram as alas do HM, a Hemodiálise, a Maternidade, a UTI adulto e o PSA (pronto-socorro adulto) levando o treinamento aos colaboradores do hospital. 

“O objetivo do treinamento é capacitar as equipes, da área médica e da enfermagem, na identificação de um paciente com sinais sugestivos de sepse, garantindo assim um olhar mais cuidadoso e um atendimento preciso a fim de evitar que o paciente evolua para um caso grave”, explica Vanessa.

“Capacitações como essa ajudam antever sinais de agravo e promover as condições ideais para evitá-lo. Nesse sentido, estamos com olhar atento não apenas no dimensionamento dos profissionais, mas também na qualificação deles para lidar com todas as situações”, afirma o secretário adjunto de Saúde, Fábio Joner.

O HM é administrado pela organização municipal Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia, Saúde

4 fev 2026

Uma menina de 8 anos foi levada às pressas ao hospital após sofrer uma overdose ao usar a caneta emagrecedora

Saúde

29 jan 2026

Um nutricionista com lesão grave na coluna voltou a movimentar o braço após receber um tratamento experimental no Hospital Israelita

Saúde

29 jan 2026

Uma mulher de 38 anos ficou em estado vegetativo após passar por uma cirurgia considerada de baixo risco para retirada

Política, Saúde

28 jan 2026

O secretário de Mobilidade Urbana, Denis Andia, conseguiu em Brasília os recursos para a construção da nova Unidade Básica de

Saúde

22 jan 2026

A mulher internada após utilizar uma caneta emagrecedora ilegal desenvolveu síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara e potencialmente grave.

Saúde

20 jan 2026

Uma mulher está internada desde dezembro em coma grave após utilizar uma caneta emagrecedora vendida de forma ilegal. Segundo informações

Anunciar ou recomendar matéria