Jussania Oliveira: O que é sucesso para você?

Quais os critérios que você usa para definir alguém bem sucedido, incluindo você mesmo?

O que você acha que uma pessoa deva ser ou fazer para se considerar realizada? E por que estou perguntando isso?

Porque a maior parte do que somos, pensamos ou fazemos foi aprendido.

Conceitos e valores foram “instalados” em nós ao longo de nossa vida e formação. E o primeiro e mais importante núcleo que nos influencia nisto tudo é a família.

Vou dar um exemplo simples praa vocês: quando era criança e adolescente, eu sempre ouvi dizer e acreditei que o bom funcionário era aquele que tinha o maior tempo de serviço em uma mesma empresa. Quem permanecia 10, 20 anos na mesma empresa era respeitado e reconhecido.

Era inclusive um dos critérios para a recolocação profissional que a pessoa trabalhasse 12, 14, 16 horas por dia, espetacularmente admirável, afinal, “o trabalho enobrece o homem”.

Este conceito já não é o mesmo atualmente.

E com relação ao “sucesso” era (e continua sendo) considerado o cargo que você ocupa X o salário/rendimento que você tem.

E não importa se você não tem tempo para a família, o lazer, o seu bem estar e sua saúde física e mental, se você gosta do que faz e por aí vai…

E o que é ainda pior: se a pessoa tem algum bem caro, uma casa grande, um carro último tipo ou algo de muito valor, será considerada uma pessoa “feliz”!

E isto me assusta. Este tipo de crença faz com que as pessoas, muitas vezes, sacrifiquem a vida e o relacionamento familiar, pessoal, sexual, para corresponder a este padrão de “sucesso”.

E como podem ser infelizes aqueles que são convencidos disto.

Não estou aqui querendo romantizar a pobreza. Em hipótese alguma. Sabemos que não há boa qualidade de vida sem dinheiro. Mas será que realmente é necessário tudo o “que dizem” para sermos felizes e bem sucedidos?

Você já parou para refletir e buscar identificar o que tem em sua vida hoje que te faça considerar uma pessoa de sucesso?

Você é aquele tipo de gente que só pensa em acumular? Dinheiro, bens, títulos…

Você consegue reconhecer em seu dia a dia algum momento de prazer e felicidade genuína ou fica sempre esperando ter aquela casa, aquele carro, aquele emprego, aquela viagem, aquele tanto de dinheiro para ser sucesso?

Uma das grandes benesses da maturidade é encontrarmos prazer e felicidade nas coisas mais simples, nos momentos compartilhados com quem amamos, no piquenique no parque, no café da manhã degustado com calma, no sorriso que damos ou recebemos…

Olhe para o lado e descubra o que te faz realmente feliz!

Eu garanto que diariamente você vai encontrar razões para se considerar uma pessoa de muito “sucesso”.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

7 jul 2026

Uma pesquisa considerada promissora no campo da medicina regenerativa conseguiu restaurar parcialmente a visão de ratos cegos utilizando células da

Esportes, Saúde

6 jul 2026

A 5ª edição da Corrida e Caminhada Suzano Faz Bem, promovida em Americana pela Suzano, maior produtora mundial de celulose

Saúde

1 jul 2026

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, realizou

Saúde

30 jun 2026

A chegada do inverno coincide com um cenário de alta circulação de vírus respiratórios em todo o país, reforçando a

Saúde

26 jun 2026

Há dois anos, a Maternidade do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi iniciava uma nova fase na assistência materno-infantil de Americana.

Saúde

23 jun 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, foi contemplada com R$ 300 mil em emendas parlamentares para

Anunciar ou recomendar matéria