Últimas Notícias

Manuela Possente: Como cuidar da saúde dos cabelos e unhas?

- Advertisement -

Historicamente, cabelos brilhantes e unhas fortes sempre foram considerados padrões de beleza que demonstram saúde e juventude dos indivíduos. O cabelo e a unha são dois apêndices da pele que são discutidos conjuntamente na literatura e comparados entre si. A dinâmica do controle de crescimento de ambos está relacionada de várias maneiras: ambos são apêndices da pele; contém queratina, tem rápido poder de renovação e crescimento e têm como função a proteção. A função primordial dos fios de cabelo nos mamíferos é proteção ao sol e as agressões do meio ambiente, já as unhas nos primórdios da civilização, serviam principalmente para proteger as pontas dos dedos, raspar e segurar pequenos objetos.

Os estudos de antropologia demonstram que, no processo evolutivo a perda de pelos e a redução estrutural das unhas vêm ocorrendo progressivamente e que estes apêndices estão em extinção na espécie humana. Assim é lógico imaginar que se o organismo estiver carente de nutrientes, estas estruturas serão as primeiras acometidas no sentido de economizá-los para a preservação de estruturas mais nobres. Corroborando esta ideia, estudos mostram que a integridade e a resistência da queratina são altamente influenciadas pelas condições nutricionais do indivíduo. Deficiências nutricionais podem levar a alterações no ritmo de crescimento, na coloração, e nas propriedades mecânicas, como resistência ao trauma, por exemplo.

A ingestão inadequada de micronutrientes em dietas mal-conduzidas ou restritivas; por pessoa com alimentação desbalanceada; estresse e exercícios físicos de alto desempenho; processo cicatriciais extensos; pós bariátricos ou em síndromes de má absorção levam a uma ingestão falha de destes micronutrientes que são essenciais para a saúde dos fios e das unhas. Os mais importantes são ferro, silício e cobre.

- Advertisement -

A suplementação vitamínica em alguns casos é de suma importância, porém sempre deve ser avaliada a necessidade com seu médico dermatologista, que fará uma anamnese e avaliação detalhada para indicar o tratamento exclusivo para seu caso, e se haverá necessidade de investigar algumas condições que levam ao aumento transitório da perda de fios ou do enfraquecimento dos mesmos.

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Mais Lidas