O crescimento do cabelo humano é geneticamente determinado e envolve uma sequência de modificações dos folículos pilosos chamada de CICLO CAPILAR.
Esse ciclo tem três fases bem determinadas:
- Fase de crescimento que dura de 2 a 6 anos e 85% dos nossos fios estão nessa etapa;
- Fase de regressão, que engloba menos de 1% dos fios;
- Fase de repouso, dura em torno de 3 meses e contém cerca de 10 a 15% dos cabelos;
Agora, uma boa notícia: durante a gravidez, as alterações hormonais aumentam a porcentagem dos folículos na fase de crescimento para até 95%! Por isso, é tão comum ouvir falar que cabelo de grávida fica mais bonito e cresce mais rápido. É verdade! E as gravidinhas que sofrem de calvície feminina, podem ficar mais tranquilas em ter que parar o tratamento temporariamente, porque esse problema estaciona e até melhora durante a gestação.
Agora vem a parte ruim…depois do parto a quantidade de fios na fase de repouso que deveria ser em torno de 13% passa para até 35%!!! Resultado: queda de cabelo. O desprendimento dos fios começa entre o segundo e o sexto mês, podendo durar ente três meses e um ano. Alguns estudos mostram que isso acontece devido a uma baixa do estradiol e da tiroxina (hormônio da tireóide), e a reposição de doses baixas desses hormônios poderia reverter a queda.
A suplementação de vitaminas como a biotina também pode ajudar, havendo algumas correntes que já defendem o início da reposição já no final da gravidez. Finalmente, após o nascimento do bebê, ainda podemos associar ao tratamento, um remédio tópico chamado minoxidil, pois ele é liberado pela Academia Americana de Pediatria mesmo durante a amamentação.
Agende uma consulta com seu dermatologista e faça uma avaliação!