Ministério da Saúde homologa equipes da Atenção Primária de Americana

Três equipes que atuam na Atenção Primária em Saúde de Americana foram homologadas pelo Ministério da Saúde nesta semana. O procedimento é indispensável para que o município receba recursos financeiros do Governo Federal sobre as atividades realizadas nessa modalidade de assistência.

Nesta quinta-feira (5) foi homologada uma equipe de Atenção Primária Prisional à Saúde, que atua no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Americana. A homologação foi publicada no Diário Oficial da União, conforme Portaria GM/MS Nº 1.462.

Na quarta-feira (4), outras duas equipes também foram homologadas, sendo uma da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Vila Galo e outra do Parque da Liberdade, conforme Portaria GM/MS nº 1.452.

O financiamento da Atenção Primária é calculado com base em componentes que visam ampliar o acesso das pessoas aos serviços e promover o vínculo entre população e equipe.

Dentre eles, o incentivo financeiro com base em critério populacional, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e captação ponderada, que é uma forma de repasse financeiro às prefeituras, calculado com base no número de pessoas cadastradas no território.

“Nós estamos empenhados em conseguir habilitar todas as nossas equipes, o que vai possibilitar maior aporte financeiro para as atividades, que até então vinham sendo custeadas pelo próprio município. Isso nos proporciona melhor dimensionamento dos recursos financeiros, humanos e materiais empregados na assistência da rede básica”, esclarece o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

A rede básica de saúde de Americana é composta por 20 unidades, sendo que no conjunto delas atuam 54 equipes cadastradas no Ministério da Saúde. Desse total, 45 já estão habilitadas. As demais encontram-se em processo de habilitação, considerando que a Secretaria de Saúde já enviou todas as documentações e aguarda parecer do órgão federal.

Atualmente, com o total de equipes habilitadas, Americana recebe, em média, R$ 900 mil mensais para o custeio das ações desempenhadas na rede básica.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia, Saúde

22 out 2025

Uma paciente do Distrito Federal será indenizada em R$ 40 mil após ter uma compressa cirúrgica esquecida no abdômen por

Brasil, Saúde

21 out 2025

Fabíola da Costa, de 32 anos, que estava em estado vegetativo nos Estados Unidos, chegou ao Brasil nesta segunda-feira (20)

Política, Saúde

20 out 2025

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste é alvo de denúncias por atrasos nos pagamentos de profissionais da saúde. Em entrevista

Saúde

16 out 2025

Um homem de 58 anos desenvolveu metástase meses depois de receber um fígado com tumor maligno em um transplante realizado

Saúde

15 out 2025

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, iniciou nesta terça-feira (14) uma ação especial voltada à saúde das colaboradoras

Saúde

15 out 2025

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, reforça o pedido de doações de sangue, especialmente

Anunciar ou recomendar matéria