Redação Jornal Americanense

Mutirão contra a dengue recolhe 5,3 toneladas de materiais em Americana

O mutirão de combate à dengue em Americana já recolheu 5,3 toneladas de materiais considerados potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, desde o dia 6 de fevereiro, quando teve início a campanha “Americana contra a dengue – Um mosquito não é mais forte que uma cidade inteira”. Os agentes de controle de endemias também visitaram 21.282 imóveis.

Nesta segunda-feira (11), o trabalho se concentrou no bairro Morada do Sol, antes de prosseguir em direção ao bairro Parque das Nações e Parque Gramado nos próximos dias. Os bairros que já receberam o mutirão foram: Vila Mathiensen, Cidade Jardim, Antônio Zanaga, Jardim das Flores, Jardim Lilases, Jardim dos Lírios, Jardim da Paz, Parque da Liberdade e São Jerônimo. Atualmente, o município tem 155 casos confirmados da doença.

Um carro de som está circulando nos bairros, informando a população sobre o mutirão e pedindo a colaboração de todos para a eliminação de possíveis criadouros. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, que cedeu um caminhão para o recolhimento dos materiais.

No mutirão, os agentes visitam os imóveis e recolhem todo tipo de material em desuso que possa acumular água, como pneus, latas, tambores, cisternas, garrafas, entre outros. O procedimento também ocorre em terrenos baldios.

Nos imóveis edificados, a retirada é feita sob a supervisão e autorização do morador e/ou proprietário. Nesta ação, os agentes não retiram lixo comum e nem móveis ou similares descartados pelos moradores.

“O trabalho segue para a região do Parque Gramado e nós estamos intensificando também as ações educativas, com trabalhos junto às escolas. É fundamental que a população colabore, não deixando água parada nos imóveis e descartando o lixo doméstico corretamente”, salienta o coordenador da Vigilância Ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes.

Além do mutirão, a campanha engloba outras ações, como revisão e atualização do fluxo de manejo clínico e coleta de exames para diagnóstico, mobilização junto às escolas municipais e estaduais, distribuição de folhetos e cartazes, visitas de casa em casa com remoção de criadouros e orientações, e atividades educativas em locais de grande circulação de pessoas.

O vetor

O mosquito Aedes aegypti se reproduz na água limpa e parada. Para evitar sua proliferação, os moradores devem acondicionar corretamente o lixo doméstico, manter sempre bem tampados tonéis e caixas d’água, manter as calhas desobstruídas, acondicionar pneus e materiais inservíveis protegidos das chuvas, manter os pratos que ficam sob vasos de plantas sempre secos, entre outras medidas sanitárias.

Todo material que retém água é considerado um potencial criadouro do mosquito. Por isso é tão importante observar nos imóveis, tanto na área externa quanto interna, se há água parada e eliminá-la.

A doença

Os sintomas da dengue são febre, prostração geral, falta de apetite, dores musculares e articulares, dor no fundo dos olhos, cansaço, fadiga, enjoo, vômito, diarreia, entre outros. Em muitos casos ocorrem manchas vermelhas pelo corpo (exantemas), e nem todos os sintomas ocorrem ao mesmo tempo.

Há casos, inclusive, cuja manifestação é leve, apenas com febre e dor pelo corpo, porém a dengue não causa coriza (nariz escorrendo), situação que é facilmente diferenciada de um resfriado comum.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades, Saúde

11 abr 2024

As obras de construção da nova UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Antônio Zanaga tiveram início nesta semana com

Saúde

11 abr 2024

A FAM – Faculdade de Americana voltou esta semana com os plantões psicológicos de modo presencial no Serviço Integrado de

Saúde

3 abr 2024

O prefeito Chico Sardelli entregou nesta terça-feira (2) as obras de reforma e revitalização da Farmácia Central, localizada à Rua

Saúde

1 abr 2024

As obras de implantação da nova UPA 24 horas Dona Rosa, na região do Parque Gramado, estão em ritmo acelerado.

Saúde

25 mar 2024

Visando um atendimento sempre de qualidade, o prefeito Luiz Dalben entregou na última sexta-feira, dia 22, a reforma e ampliação

Saúde

19 mar 2024

Visando um atendimento sempre de qualidade, a Prefeitura de Sumaré entregará nesta sexta-feira, dia 22, às 10 horas, a reforma