O número de cirurgias eletivas realizadas no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, cresceu 61,5% de 2023 a 2024, passando de 1.419 para 2.293 procedimentos entre um ano e outro. Os dados constam do Informativo Socioeconômico 2025 – ano-base 2024 –, divulgado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento, no dia 3 de julho. O índice reflete os avanços estruturais e operacionais promovidos pelo município nos serviços de Saúde.
As cirurgias eletivas são aquelas programadas com antecedência, sem caráter de urgência. Incluem desde intervenções mais simples, como retirada de hérnias, até procedimentos mais complexos, como cirurgias ginecológicas, urológicas e ortopédicas. São procedimentos fundamentais para a qualidade de vida dos pacientes, evitando o agravamento de quadros clínicos.
Durante a pandemia, as cirurgias eletivas haviam sofrido forte retração, em razão da concentração de esforços no atendimento aos casos de Covid-19 de forma simultânea ao combate da doença. Em 2021, por exemplo, foram 33 procedimentos. Desde então, houve recuperação gradual, com 487 cirurgias em 2022 e um salto significativo nos dois anos seguintes.
“Esse crescimento nas cirurgias eletivas representa mais do que números, representa vidas transformadas. Reforçamos equipes, estabelecemos parcerias, promovemos mutirões, enfim, ampliamos a oferta de horários e investimos em eficiência para garantir o acesso da população aos procedimentos que ficaram represados durante a pandemia”, afirma o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.
No total, o Hospital Municipal realizou 6.307 cirurgias em 2024, entre eletivas (2.293), de urgência (1.541) e ambulatoriais (2.473). Em 2021, esse volume havia sido de 3.069 procedimentos. Entre 2020 e 2024, os principais tipos de cirurgias eletivas foram obstétricas (1.657), do aparelho digestivo (1.018) e do aparelho geniturinário (911).
“Mais do que ampliar números, nosso compromisso tem sido cuidar de cada paciente com acolhimento e respeito. O aumento nas cirurgias eletivas reflete também uma mudança de cultura dentro do hospital, onde cada procedimento é tratado com sensibilidade e atenção individualizada. É a humanização guiando cada etapa do atendimento”, destaca o diretor geral do Hospital Municipal, Ruy Santos.
O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.
O Informativo Socioeconômico 2025 pode ser consultado no site da Prefeitura: www.americana.sp.gov.br.