Nutricionista com lesão na coluna volta a mexer o braço após tratamento com polilaminina

Nutricionista com lesão na coluna volta a mexer o braço após tratamento com polilaminina

Um nutricionista com lesão grave na coluna voltou a movimentar o braço após receber um tratamento experimental no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Flávia Bueno sofreu um acidente no dia 3 de janeiro, na praia de Maresias, no litoral paulista, que resultou em lesão na medula espinhal.

De acordo com informações da família, Flávia teve a medula lesionada na região das vértebras cervicais C3, C4 e C5, uma área crítica responsável por funções motoras e respiratórias. Sem opções terapêuticas convencionais, ela obteve autorização judicial para receber a polilaminina, um medicamento ainda em fase experimental.

Após a aplicação do tratamento, familiares divulgaram um vídeo nas redes sociais em que é possível ver Flávia movimentando o braço direito, o que foi comemorado como um avanço significativo no quadro clínico.

A polilaminina é uma substância estudada por pesquisadores por seu potencial de regeneração axonal. Os axônios são estruturas alongadas dos neurônios responsáveis por transmitir impulsos elétricos entre as células nervosas e permitir a comunicação entre o cérebro e o corpo. Em lesões na medula, esses axônios são danificados ou rompidos, o que interrompe os movimentos e a sensibilidade. A pesquisa com a polilaminina busca justamente estimular a regeneração desses axônios, possibilitando a recuperação parcial das funções neurológicas.

O caso ainda é acompanhado com cautela pela equipe médica, já que o tratamento é experimental, mas o avanço registrado reacende expectativas sobre novas alternativas para pacientes com lesões medulares graves.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

29 jan 2026

Uma mulher de 38 anos ficou em estado vegetativo após passar por uma cirurgia considerada de baixo risco para retirada

Política, Saúde

28 jan 2026

O secretário de Mobilidade Urbana, Denis Andia, conseguiu em Brasília os recursos para a construção da nova Unidade Básica de

Saúde

22 jan 2026

A mulher internada após utilizar uma caneta emagrecedora ilegal desenvolveu síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara e potencialmente grave.

Saúde

20 jan 2026

Uma mulher está internada desde dezembro em coma grave após utilizar uma caneta emagrecedora vendida de forma ilegal. Segundo informações

Polícia, Saúde

20 jan 2026

Uma mulher de 29 anos teve a vida salva após ser declarada morta em um atropelamento ocorrido neste domingo (18),

Saúde

20 jan 2026

A advogada Juliane Vieira, de 29 anos, recebeu alta hospitalar nesta terça-feira (20), após meses de internação em decorrência de

Anunciar ou recomendar matéria