Pacote de obras aprimoraram o funcionamento do HM de Americana em 2024

Pacote de obras aprimoraram o funcionamento do HM de Americana em 2024

Ao longo de 2024, o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, passou por obras e melhorias que trouxeram ganhos à estrutura física da unidade, inaugurada em 1982, e à qualidade dos serviços assistenciais oferecidos aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

“O Hospital Municipal recebeu, este ano, um pacote inédito de melhorias estruturais, com a revitalização de vários setores. Isso proporcionou benefícios a toda população, pois essas reformas resultaram em mais humanização e conforto aos usuários, acompanhantes e funcionários”, apontou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

O carro-chefe dessas conquistas foi a reforma completa da nova Maternidade do HM, entregue à população em junho. Desde então, a ala acolhe gestantes e recém-nascidos com mais conforto e de forma mais humanizada. A unidade tem 620 m² de área, com 22 leitos, dois quartos PPP, dois novos consultórios, sala de triagem neonatal e outros espaços. 

Já a instalação da usina de gases medicinais, em janeiro, tornou o HM autossuficiente em relação ao fornecimento de oxigênio, ar-comprimido e vácuo nas dependências da unidade. Além de garantir as demandas do hospital, a usina também é responsável pelo envase de gases medicinais que atendem a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José.

Março registrou a finalização de um pacote de obras iniciado em 2023, que englobou a instalação de novos letreiros e a reforma das recepções da Internação, Pronto-Socorro Infantil (PSI) e Pronto-Socorro Adulto (PSA) – troca de mobiliário, pintura, instalação de ar-condicionado, painéis de senhas e outras benfeitorias – a pintura externa de todo o HM, a melhoria da entrada dos funcionários e a reforma de salas administrativas.

No mesmo período também foram inaugurados dois novos espaços no HM: o Mural da Maternidade e o Jardim Terapêutico, ambiente para a promoção de bem-estar e contemplação que contém ervas aromáticas e temperos. Os dois ambientes estão situados na área entre a Maternidade e Ala 3, que recebe atividades das campanhas Agosto Dourado, Outubro Rosa, Novembro Azul, Novembro Roxo e ações de capelania.

No início de novembro, o Hospital Municipal de Americana ganhou uma versão atualizada de seu sistema de gestão hospitalar, que trouxe mais agilidade no atendimento de pacientes e melhor organização dos dados coletados. A tecnologia foi desenvolvida a partir das demandas e necessidades das rotinas do HM, com foco no aprimoramento do fluxo e redução do tempo de atendimento no pronto-socorro. 

A reforma completa da cozinha, em operação desde novembro, tornou o setor funcional e em total conformidade com normas técnicas e diretrizes de boas práticas de armazenamento e manipulação de alimentos.

A total reestruturação da cozinha – que dispõe de três câmaras frigoríficas, duas para alimentos resfriados e uma para congelados – envolveu a reforma elétrica, hidráulica e no sistema de exaustão, a substituição do piso, a instalação de pias e bancadas, a criação de uma sala para as nutricionistas e outras melhorias. Agora, o setor tem capacidade operacional para a produção e fornecimento de 30 mil refeições por mês a pacientes, acompanhantes e funcionários do HM.

“As reformas no Hospital Municipal, impulsionadas pela gestão compartilhada da Santa Casa de Chavantes junto à Secretaria de Saúde de Americana, transformaram diversos setores dentro da unidade hospitalar, promovendo humanização, conforto e segurança. Essas melhorias refletem o compromisso da instituição em oferecer um ambiente acolhedor e seguro, elevando a qualidade do atendimento e o bem-estar de pacientes e colaboradores”, afirmou Klaus Fuchs, diretor administrativo da SCMC (Santa Casa de Misericórdia de Chavantes).

O Hospital Municipal de Americana é administrado pela organização social SCMC por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.  

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

13 fev 2026

A ex-ginasta olímpica Lais Souza, que ficou tetraplégica após um acidente de esqui nos Estados Unidos em 2014, encontrou-se com

Saúde

10 fev 2026

Uma pequena dobra diagonal no lóbulo da orelha, conhecida como sinal de Frank, pode estar associada a um maior risco

Política, Saúde

28 jan 2026

O secretário de Mobilidade Urbana, Denis Andia, conseguiu em Brasília os recursos para a construção da nova Unidade Básica de

Saúde

22 jan 2026

A mulher internada após utilizar uma caneta emagrecedora ilegal desenvolveu síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara e potencialmente grave.

Saúde

20 jan 2026

Uma mulher está internada desde dezembro em coma grave após utilizar uma caneta emagrecedora vendida de forma ilegal. Segundo informações

Polícia, Saúde

20 jan 2026

Uma mulher de 29 anos teve a vida salva após ser declarada morta em um atropelamento ocorrido neste domingo (18),

Anunciar ou recomendar matéria