Palestra de Outubro Rosa na Unacon aborda relação entre alimentação e câncer

A Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) promoveu a palestra “Alimentos e o câncer: mitos e verdades”, dirigida a pacientes da unidade, nesta quarta-feira (4). A ação fez parte da programação da campanha Outubro Rosa.

A nutricionista Lígia Vieira Carlos, palestrante convidada para o tema, contou que boa parte dos pacientes quando descobre o diagnóstico, ou mesmo quando já está em tratamento, traz consigo muitas crenças e informações imprecisas. 

“Por exemplo, existe uma narrativa comum na internet e nas redes sociais de que o açúcar alimenta o câncer. Isso é fake, um mito, porque o paciente oncológico terá perdas se a gente não oferecer alimentos com todos os nutrientes. Privá-lo do açúcar ou do carboidrato não vai melhorar o diagnóstico dele. Temos que oferecer carboidratos de boa qualidade. Boas fontes de carboidrato fazem toda a diferença para o paciente durante o tratamento oncológico”, explica Lígia.      

O objetivo da palestra foi justamente desmistificar esse tipo de crença, fornecendo informações técnicas baseadas em evidências. “Existem coisas que o paciente acha que vai ajudá-lo, mas que, na verdade, podem interferir na ação do quimioterápico”, alerta a nutricionista, especialista em terapia nutricional em oncologia.

A nutrição de qualidade ajuda a mitigar os efeitos colaterais que afetam pacientes submetidos a quimioterapia, como náuseas, vômitos, perda de peso, falta de apetite, alteração do paladar, olfato, do funcionamento intestinal e da força muscular. “A terapia nutricional é um conjunto de estratégias que o nutricionista pode introduzir, na forma de alimentos ou suplementos, para minimizar os impactos das toxicidades que a quimioterapia pode causar”, reforça Lígia.

O tema também será trabalhado em palestra marcada para o dia 17, às 14h, no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. As atividades da campanha Outubro Rosa são realizadas, além da Unacon e HM, ainda na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José. Elas são administradas pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

21 set 2026

O Acácia Infinity Sunset reuniu nutricionistas de Americana e região no dia 17 de setembro para uma tarde de imersão

Saúde

18 set 2026

Empresas de todos os portes que possuem funcionários contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) passaram a

Saúde

17 set 2026

O Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” – Zoo Americana realizou, nesta quarta-feira (16), o retorno dos macacos-aranhas-de-testa-branca Belo

Saúde

16 set 2026

A Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana realizou, nesta segunda-feira (14), a segunda edição do Banco de

Saúde

11 set 2026

A ação do Banco de Perucas Móvel, promovida pela Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana

Saúde

9 set 2026

A Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana está com inscrições abertas para processo seletivo destinado

Anunciar ou recomendar matéria