Palestra de Outubro Rosa na Unacon aborda relação entre alimentação e câncer

A Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) promoveu a palestra “Alimentos e o câncer: mitos e verdades”, dirigida a pacientes da unidade, nesta quarta-feira (4). A ação fez parte da programação da campanha Outubro Rosa.

A nutricionista Lígia Vieira Carlos, palestrante convidada para o tema, contou que boa parte dos pacientes quando descobre o diagnóstico, ou mesmo quando já está em tratamento, traz consigo muitas crenças e informações imprecisas. 

“Por exemplo, existe uma narrativa comum na internet e nas redes sociais de que o açúcar alimenta o câncer. Isso é fake, um mito, porque o paciente oncológico terá perdas se a gente não oferecer alimentos com todos os nutrientes. Privá-lo do açúcar ou do carboidrato não vai melhorar o diagnóstico dele. Temos que oferecer carboidratos de boa qualidade. Boas fontes de carboidrato fazem toda a diferença para o paciente durante o tratamento oncológico”, explica Lígia.      

O objetivo da palestra foi justamente desmistificar esse tipo de crença, fornecendo informações técnicas baseadas em evidências. “Existem coisas que o paciente acha que vai ajudá-lo, mas que, na verdade, podem interferir na ação do quimioterápico”, alerta a nutricionista, especialista em terapia nutricional em oncologia.

A nutrição de qualidade ajuda a mitigar os efeitos colaterais que afetam pacientes submetidos a quimioterapia, como náuseas, vômitos, perda de peso, falta de apetite, alteração do paladar, olfato, do funcionamento intestinal e da força muscular. “A terapia nutricional é um conjunto de estratégias que o nutricionista pode introduzir, na forma de alimentos ou suplementos, para minimizar os impactos das toxicidades que a quimioterapia pode causar”, reforça Lígia.

O tema também será trabalhado em palestra marcada para o dia 17, às 14h, no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. As atividades da campanha Outubro Rosa são realizadas, além da Unacon e HM, ainda na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José. Elas são administradas pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia, Saúde

31 jul 2026

Uma mulher de 41 anos morreu após sofrer uma perfuração no intestino durante um exame de colonoscopia realizado no Hospital

Saúde

29 jul 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, lança o projeto Fisio Ativa 60+, que vai disponibilizar grupos

Saúde

27 jul 2026

Um momento emocionante vivido por um casal que mora no Canadá conquistou a internet e já ultrapassou 42,7 milhões de

Saúde

26 jul 2026

As baixas temperaturas do inverno exigem atenção redobrada com a saúde do coração. Diante do aumento do risco de infarto

Cidades, Saúde

22 jul 2026

Comerciantes afirmam que problema persiste há cerca de três meses na Rua João Lino; DAE informa que responsabilidade não é

Polícia, Saúde

20 jul 2026

A mãe do bebê Noah Gabriel fez um relato emocionante ao relembrar o drama vivido pela família após o filho

Anunciar ou recomendar matéria