Redação Jornal Americanense

Palestra de Outubro Rosa na Unacon aborda relação entre alimentação e câncer

A Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) promoveu a palestra “Alimentos e o câncer: mitos e verdades”, dirigida a pacientes da unidade, nesta quarta-feira (4). A ação fez parte da programação da campanha Outubro Rosa.

A nutricionista Lígia Vieira Carlos, palestrante convidada para o tema, contou que boa parte dos pacientes quando descobre o diagnóstico, ou mesmo quando já está em tratamento, traz consigo muitas crenças e informações imprecisas. 

“Por exemplo, existe uma narrativa comum na internet e nas redes sociais de que o açúcar alimenta o câncer. Isso é fake, um mito, porque o paciente oncológico terá perdas se a gente não oferecer alimentos com todos os nutrientes. Privá-lo do açúcar ou do carboidrato não vai melhorar o diagnóstico dele. Temos que oferecer carboidratos de boa qualidade. Boas fontes de carboidrato fazem toda a diferença para o paciente durante o tratamento oncológico”, explica Lígia.      

O objetivo da palestra foi justamente desmistificar esse tipo de crença, fornecendo informações técnicas baseadas em evidências. “Existem coisas que o paciente acha que vai ajudá-lo, mas que, na verdade, podem interferir na ação do quimioterápico”, alerta a nutricionista, especialista em terapia nutricional em oncologia.

A nutrição de qualidade ajuda a mitigar os efeitos colaterais que afetam pacientes submetidos a quimioterapia, como náuseas, vômitos, perda de peso, falta de apetite, alteração do paladar, olfato, do funcionamento intestinal e da força muscular. “A terapia nutricional é um conjunto de estratégias que o nutricionista pode introduzir, na forma de alimentos ou suplementos, para minimizar os impactos das toxicidades que a quimioterapia pode causar”, reforça Lígia.

O tema também será trabalhado em palestra marcada para o dia 17, às 14h, no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. As atividades da campanha Outubro Rosa são realizadas, além da Unacon e HM, ainda na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José. Elas são administradas pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

1 mar 2024

A Secretaria de Saúde de Sumaré realizou no último sábado, dia 24, o Dia D de Combate à Dengue. O

Saúde

1 mar 2024

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste investiu mais de R$ 236 milhões em Saúde em 2023. Somente com recursos próprios,

Saúde

23 fev 2024

O vereador Leco Soares (Podemos) reuniu-se na quarta-feira (21) em Brasília com a deputada federal Renata Abreu (Podemos), para tratar

Saúde

21 fev 2024

Um homem de 44 anos foi diagnosticado com chikungunya em Santa Bárbara, tornando-se o primeiro caso confirmado da doença na

Saúde

20 fev 2024

A Prefeitura de Sumaré entrega nesta sexta-feira (23) às 10 horas, as novas sedes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel

Saúde

15 fev 2024

Alex, um morador de 38 anos de Americana, está liderando uma campanha para recuperar sua capacidade de andar após um