Prefeitura de Americana intensifica ações de combate à dengue na região do Parque da Liberdade

Prefeitura de Americana intensifica ações de combate à dengue na região do Parque da Liberdade

A Prefeitura de Americana avança com as ações de combate à dengue por meio do mutirão de recolhimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Desde 19 de fevereiro, os agentes já visitaram 12.060 imóveis e removeram 1.550 quilos de materiais em desuso, potenciais focos do vetor da doença.

Nesta quinta-feira (6), os trabalhos foram realizados no bairro São Jerônimo, na região do Parque da Liberdade, após a conclusão das ações na Cidade Jardim, onde foram visitados 4.500 imóveis e removidos 620 quilos de materiais.

Outra região em que as equipes já concluíram as ações é a do bairro Jaguari, onde foram visitados 2.200 imóveis e eliminados aproximadamente 400 quilos de criadouros.

A iniciativa faz parte da campanha municipal “Todos Contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”, que visa reforçar as atividades do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue) e engajar toda a comunidade na prevenção.

“Além do mutirão, nós também estamos promovendo campanhas educativas para orientar moradores sobre a importância de medidas preventivas. Juntos, podemos reduzir os casos e proteger a saúde da comunidade, pois a dengue é uma prioridade e requer o envolvimento de todos na luta contra o mosquito transmissor”, afirmou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

“É fundamental que cada morador faça a sua parte, verificando quintais, calhas, vasos de plantas e qualquer local que possa acumular água. Somente com esse esforço conjunto conseguiremos reduzir os casos e proteger a saúde da nossa comunidade”, ressaltou o coordenador da Vigilância Ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes.

Até o momento, Americana contabiliza 1.873 casos de dengue, com seis óbitos confirmados. Os três bairros com maior incidência de casos são: Cidade Jardim (126), Jaguari (80) e Parque da Liberdade (62).

A campanha contra a dengue em Americana tem o apoio e a parceria de diversos setores, como as secretarias de Educação, Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Assistência Social e Direitos Humanos, Planejamento, Comunicação e Tecnologia da Informação, Obras e Serviços Urbanos, ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), Diretoria Regional de Ensino, Defesa Civil, DAE (Departamento de Água e Esgoto), CPFL Paulista, entre outros.

A Prefeitura reforça a importância da participação da população no combate à dengue, eliminando recipientes com água parada e permitindo a entrada dos agentes de saúde para vistorias e orientações.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

21 maio 2026

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi promove, ao longo desta semana, o treinamento “Processos Assistenciais: Papel do Enfermeiro na Auditoria

Saúde

20 maio 2026

A Ypê divulgou um novo comunicado oficial orientando consumidores a não utilizarem nem descartarem os produtos suspensos pela Agência Nacional

Saúde

19 maio 2026

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, está com os estoques de sangue do tipo

Saúde

18 maio 2026

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, esteve no Pronto Atendimento (PA) do bairro Antônio Zanaga, nesta sexta-feira (15), para vistoriar

Saúde

13 maio 2026

Pesquisadores da Escola de Medicina Yong Loo Lin, da Universidade Nacional de Singapura (NUS Medicine), descobriram que a cafeína pode

Saúde

12 maio 2026

Uma semana após sobreviver à queda de um avião em Belo Horizonte, Arthur Berganholi, de 25 anos, voltou a emocionar

Anunciar ou recomendar matéria