Prefeitura de Americana intensifica ações de combate à dengue na região do Parque da Liberdade

Prefeitura de Americana intensifica ações de combate à dengue na região do Parque da Liberdade

A Prefeitura de Americana avança com as ações de combate à dengue por meio do mutirão de recolhimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Desde 19 de fevereiro, os agentes já visitaram 12.060 imóveis e removeram 1.550 quilos de materiais em desuso, potenciais focos do vetor da doença.

Nesta quinta-feira (6), os trabalhos foram realizados no bairro São Jerônimo, na região do Parque da Liberdade, após a conclusão das ações na Cidade Jardim, onde foram visitados 4.500 imóveis e removidos 620 quilos de materiais.

Outra região em que as equipes já concluíram as ações é a do bairro Jaguari, onde foram visitados 2.200 imóveis e eliminados aproximadamente 400 quilos de criadouros.

A iniciativa faz parte da campanha municipal “Todos Contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”, que visa reforçar as atividades do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue) e engajar toda a comunidade na prevenção.

“Além do mutirão, nós também estamos promovendo campanhas educativas para orientar moradores sobre a importância de medidas preventivas. Juntos, podemos reduzir os casos e proteger a saúde da comunidade, pois a dengue é uma prioridade e requer o envolvimento de todos na luta contra o mosquito transmissor”, afirmou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

“É fundamental que cada morador faça a sua parte, verificando quintais, calhas, vasos de plantas e qualquer local que possa acumular água. Somente com esse esforço conjunto conseguiremos reduzir os casos e proteger a saúde da nossa comunidade”, ressaltou o coordenador da Vigilância Ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes.

Até o momento, Americana contabiliza 1.873 casos de dengue, com seis óbitos confirmados. Os três bairros com maior incidência de casos são: Cidade Jardim (126), Jaguari (80) e Parque da Liberdade (62).

A campanha contra a dengue em Americana tem o apoio e a parceria de diversos setores, como as secretarias de Educação, Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Assistência Social e Direitos Humanos, Planejamento, Comunicação e Tecnologia da Informação, Obras e Serviços Urbanos, ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), Diretoria Regional de Ensino, Defesa Civil, DAE (Departamento de Água e Esgoto), CPFL Paulista, entre outros.

A Prefeitura reforça a importância da participação da população no combate à dengue, eliminando recipientes com água parada e permitindo a entrada dos agentes de saúde para vistorias e orientações.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

29 jan 2026

Um nutricionista com lesão grave na coluna voltou a movimentar o braço após receber um tratamento experimental no Hospital Israelita

Saúde

29 jan 2026

Uma mulher de 38 anos ficou em estado vegetativo após passar por uma cirurgia considerada de baixo risco para retirada

Política, Saúde

28 jan 2026

O secretário de Mobilidade Urbana, Denis Andia, conseguiu em Brasília os recursos para a construção da nova Unidade Básica de

Saúde

22 jan 2026

A mulher internada após utilizar uma caneta emagrecedora ilegal desenvolveu síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara e potencialmente grave.

Saúde

20 jan 2026

Uma mulher está internada desde dezembro em coma grave após utilizar uma caneta emagrecedora vendida de forma ilegal. Segundo informações

Polícia, Saúde

20 jan 2026

Uma mulher de 29 anos teve a vida salva após ser declarada morta em um atropelamento ocorrido neste domingo (18),

Anunciar ou recomendar matéria