Prefeitura de S. Bárbara investiga possível caso de febre maculosa em moradora após Rock Fest

Uma moradora de Santa Bárbara d’Oeste deu entrada em um hospital particular do município nesta semana com suspeita de febre maculosa.

De acordo com a jovem, coordenadora pedagógica de uma escola infantil, ela teria se encaminhado a um hospital particular da cidade após ter sentido dores no corpo, febre, coceiras e ter encontrado um carrapato grudado em si. Segundo a paciente, o único local com mata que ela teria estado nos últimos dias seria o Santa Bárbara Rock Fest.

“Na sexta-feira que eu fui no Rock Fest estava muito lotado e a gente teve que ficar em uma fila do lado da mata na entrada. Lá tinha bastante placa explicando que tinha carrapato e tudo. Infelizmente aconteceu. Na sexta-feira de madrugada eu fui comer lanche e vi o carrapato grudado no meu dedo”, ela comentou em entrevista ao JA.

Ela fez exame de sangue e vai realizá-lo novamente em quinze dias para que um diagnóstico apurado seja traçado.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara afirmou que medidas preventivas, como o uso de carrapticidas, foram realizadas no complexo da Usina Santa Bárbara antes do evento, que ocorreu entre os dias 25 e 27 de agosto. A pasta ainda afirma que não há nenhum caso confirmado na cidade.

“Não há sequer um resultado laboratorial – até o presente momento. Vale ressaltar que o parasitismo do carrapato provoca, muitas vezes, uma reação alérgica nas pessoas, podendo resultar em episódios de coceira. A paciente, após procurar por atendimento na rede particular de Saúde, está sendo tratada, medicada preventivamente, sem necessidade de internação, aguardando ainda o resultado laboratorial”, afirmou a Secretaria.

“Vale destacar que ao redor do recinto da Usina há ainda espaços particulares em que podem ocorrer a presença de capivaras e do acesso ao público em geral”, complementou.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

9 mar 2026

Pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, estão estudando uma bactéria modificada que pode ajudar a destruir tumores cancerígenos de

Saúde

9 mar 2026

O idoso João Luiz Miqueline, de 70 anos, que ficou paraplégico após cair de uma altura de cerca de quatro

Saúde

5 mar 2026

Pesquisadores conseguiram curar o Diabetes Tipo 1 em ratos por meio de um método inovador de transplante duplo. O estudo

Saúde

3 mar 2026

O jogador de vôlei William Kerber, de 27 anos, tetraplégico desde um acidente de carro, voltou a mexer o braço

Saúde

3 mar 2026

A Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana recebeu nesta segunda-feira (2) uma manifestação espontânea de agradecimento que

Saúde

28 fev 2026

Departamento Regional de Saúde de Campinas registra cinco casos no ano; 11 ainda estão sob investigação e não há mortes

Anunciar ou recomendar matéria