Uma moradora de Santa Bárbara d’Oeste deu entrada em um hospital particular do município nesta semana com suspeita de febre maculosa.
De acordo com a jovem, coordenadora pedagógica de uma escola infantil, ela teria se encaminhado a um hospital particular da cidade após ter sentido dores no corpo, febre, coceiras e ter encontrado um carrapato grudado em si. Segundo a paciente, o único local com mata que ela teria estado nos últimos dias seria o Santa Bárbara Rock Fest.
“Na sexta-feira que eu fui no Rock Fest estava muito lotado e a gente teve que ficar em uma fila do lado da mata na entrada. Lá tinha bastante placa explicando que tinha carrapato e tudo. Infelizmente aconteceu. Na sexta-feira de madrugada eu fui comer lanche e vi o carrapato grudado no meu dedo”, ela comentou em entrevista ao JA.
Ela fez exame de sangue e vai realizá-lo novamente em quinze dias para que um diagnóstico apurado seja traçado.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara afirmou que medidas preventivas, como o uso de carrapticidas, foram realizadas no complexo da Usina Santa Bárbara antes do evento, que ocorreu entre os dias 25 e 27 de agosto. A pasta ainda afirma que não há nenhum caso confirmado na cidade.
“Não há sequer um resultado laboratorial – até o presente momento. Vale ressaltar que o parasitismo do carrapato provoca, muitas vezes, uma reação alérgica nas pessoas, podendo resultar em episódios de coceira. A paciente, após procurar por atendimento na rede particular de Saúde, está sendo tratada, medicada preventivamente, sem necessidade de internação, aguardando ainda o resultado laboratorial”, afirmou a Secretaria.
“Vale destacar que ao redor do recinto da Usina há ainda espaços particulares em que podem ocorrer a presença de capivaras e do acesso ao público em geral”, complementou.