Redação Jornal Americanense

Programa Mamãe Nenê é tema de palestra no “Agosto Dourado no HM”

Gestantes e lactantes do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” conheceram detalhes sobre o funcionamento e os serviços oferecidos pelo Mamãe Nenê, programa municipal de incentivo à amamentação e atendimento pós-parto em Americana (SP).

O Mamãe Nenê foi o tema da oitava palestra do “Agosto Dourado no HM”, jornada de atividades voltadas à promoção da saúde de gestantes e lactantes.    

A palestra – realizada na Maternidade do HM – foi apresentada pela fonoaudióloga Sandra Regina Possobon, que é a coordenadora do Mamãe Nenê, e pela enfermeira Suelem Daiane Gonçalves da Silva Vieira. As duas integram a equipe multidisciplinar do projeto que ainda possui psicólogo, assistente social, nutricionista e odontopediatra.  

“O Mamãe Nenê já existe há 14 anos, começou com foco no aleitamento materno e depois também passou a atender no pós-parto. A gente faz uma cobertura do desenvolvimento da criança, tendo como foco a prevenção e o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês”, explicou a coordenadora.  

Em sua explanação, as palestrantes contaram às gestantes e lactantes do HM que o programa é voltado para o atendimento de crianças de até 3 anos e 11 meses e que os serviços são realizados no ambulatório no Núcleo de Especialidades e nas creches do município.

“Além de orientações para estimular a criança a mamar, falamos das atenções relacionadas a questões como a introdução alimentar, aquisição de fala e linguagem, vínculo afetivo, desenvolvimento emocional da criança e cuidados com a saúde bucal”, observou a coordenadora.

Durante a palestra, as integrantes do Mamãe Nenê também apresentaram as principais posições de mamada, deram dicas para as mães terem conforto durante a amamentação, mostraram movimentos para massagear o seio e salientaram a importância da rede de apoio.

“O pai é um personagem fundamental dessa rede de apoio às mamães e bebês. Ele pode auxiliar em ações como o banho, trazer água e frutas, segurar o recém-nascido para ele arrotar após a mamada, limpar a casa e lavar a roupa”, listou Sandra. “Também é importante que o pai faça o controle de visitas, principalmente nas primeiras semanas, período em que a mãe fica bastante cansada e o bebê não tem horários regulares”, acrescentou.  

Agosto, mês do aleitamento

No Brasil, agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno ( Lei nº 13.435/2.017). E no mundo também são realizadas inúmeras ações de conscientização sobre a importância do leite materno, vinculadas ao Dia Mundial da Amamentação (1º de agosto) e à Semana Mundial do Aleitamento (1º a 7 de agosto).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de seis milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Santa Casa de Chavantes

A organização social (OS) Santa Casa de Misericórdia de Chavantes é a instituição responsável pela administração do HM, da Unacon (Centro de Oncologia de Americana) e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José, por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

1 mar 2024

A Secretaria de Saúde de Sumaré realizou no último sábado, dia 24, o Dia D de Combate à Dengue. O

Saúde

1 mar 2024

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste investiu mais de R$ 236 milhões em Saúde em 2023. Somente com recursos próprios,

Saúde

23 fev 2024

O vereador Leco Soares (Podemos) reuniu-se na quarta-feira (21) em Brasília com a deputada federal Renata Abreu (Podemos), para tratar

Saúde

21 fev 2024

Um homem de 44 anos foi diagnosticado com chikungunya em Santa Bárbara, tornando-se o primeiro caso confirmado da doença na

Saúde

20 fev 2024

A Prefeitura de Sumaré entrega nesta sexta-feira (23) às 10 horas, as novas sedes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel

Saúde

15 fev 2024

Alex, um morador de 38 anos de Americana, está liderando uma campanha para recuperar sua capacidade de andar após um