Psicólogos que vão atuar nas escolas apresentam plano de trabalho a gestores

Diretores, coordenadores e pedagogos participaram, nesta quarta-feira (21), de reunião para a apresentação do Plano de Ação Preliminar da Psicologia Escolar para a rede municipal de Educação de Americana. Os psicólogos, coordenados pela unidade de Educação Básica da Secretaria de Educação, falaram aos educadores em encontro transmitido online diretamente às escolas.

Os profissionais apresentaram conceito e histórico da Psicologia Escolar e um plano de ação do psicólogo escolar na atualidade, que prevê o foco nas relações e no coletivo, em um trabalho colaborativo e em parceria com a equipe presente nas escolas, com efeitos a médio e longo prazo para promover a integração de qualidade entre o aluno e a unidade escolar.

“O cerne da atuação dos psicólogos é em relação à composição da equipe multiprofissional das escolas, para dar apoio ao grupo gestor. Essa será a atuação mais forte e, na medida em que for necessário, o profissional pode fazer orientações coletivas para as famílias em reunião de pais, em pequenos grupos ou por turma”, explicou a diretora da unidade, Graciete Pereira da Silva.

A convocação de quatro psicólogos via concurso público integra o pacote de ações para reforçar e ampliar a segurança na rede municipal de Educação anunciado em abril pelo prefeito Chico Sardelli.

O pacote denominado Núcleo de Segurança Escolar inclui a presença da Guarda Municipal de Americana (Gama) nas escolas, nova patrulha escolar, a implantação do Botão do Pânico – tecnologia que permite o acionamento imediato da guarda em caso de emergência – e o treinamento de educadores para atuarem em situações extremas, além do Programa Escola Segura, que prevê o videomonitoramento em todas as escolas e prédios da Secretaria de Educação, com a instalação de 933 câmeras.

O secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini, destacou o avanço promovido pela Administração Municipal para reforçar a segurança nas escolas da rede. “O ingresso dos psicólogos na rede municipal de Educação e o início das visitas nas escolas, previsto para a próxima semana, complementa o trabalho de construção de um ambiente de ensino e aprendizagem acolhedor e de qualidade”, destacou.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia, Saúde

4 fev 2026

Uma menina de 8 anos foi levada às pressas ao hospital após sofrer uma overdose ao usar a caneta emagrecedora

Saúde

29 jan 2026

Um nutricionista com lesão grave na coluna voltou a movimentar o braço após receber um tratamento experimental no Hospital Israelita

Saúde

29 jan 2026

Uma mulher de 38 anos ficou em estado vegetativo após passar por uma cirurgia considerada de baixo risco para retirada

Política, Saúde

28 jan 2026

O secretário de Mobilidade Urbana, Denis Andia, conseguiu em Brasília os recursos para a construção da nova Unidade Básica de

Saúde

22 jan 2026

A mulher internada após utilizar uma caneta emagrecedora ilegal desenvolveu síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara e potencialmente grave.

Saúde

20 jan 2026

Uma mulher está internada desde dezembro em coma grave após utilizar uma caneta emagrecedora vendida de forma ilegal. Segundo informações

Anunciar ou recomendar matéria