Saúde confirma suspeita de varíola do macaco em homem de 39 anos

Ele não tem histórico de viagem ao exterior e nem de contato com pessoas suspeitas da varíola do macaco, mas trabalha como motorista de aplicativo

A Secretaria de Saúde de Americana confirmou em nota a informação apurada pelo JA de que Americana registrou nesta sexta-feira (17) um caso suspeito de varíola do macaco.

O paciente é um homem, de 39 anos, que há três dias apresenta febre, dor no corpo e dor de cabeça. Entre ontem e hoje começaram a aparecer lesões no corpo (erupções cutâneas). Ele não tem histórico de viagem ao exterior e nem de contato com pessoas suspeitas da varíola do macaco, mas trabalha como motorista de aplicativo.

“A Vigilância Epidemiológica de Americana está seguindo todos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde, sob orientação do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) Campinas, órgão ligado ao Governo do Estado de São Paulo”, declarou a prefeitura.

O paciente foi atendido no Pronto Atendimento do Zanaga e está sendo transferido para um quarto de isolamento no Hospital Municipal. “O caso clínico não exige internação, mas a medida é importante para garantir que o mesmo fique isolado até que sejam realizados todos os exames necessários”, ressaltou a nota.

Ele será monitorado pela equipe médica do HM e pela Vigilância Epidemiológica, que reforça que várias doenças podem ser consideradas pelos sintomas apresentados e que todas serão testadas.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

13 fev 2026

A ex-ginasta olímpica Lais Souza, que ficou tetraplégica após um acidente de esqui nos Estados Unidos em 2014, encontrou-se com

Saúde

10 fev 2026

Uma pequena dobra diagonal no lóbulo da orelha, conhecida como sinal de Frank, pode estar associada a um maior risco

Política, Saúde

28 jan 2026

O secretário de Mobilidade Urbana, Denis Andia, conseguiu em Brasília os recursos para a construção da nova Unidade Básica de

Saúde

22 jan 2026

A mulher internada após utilizar uma caneta emagrecedora ilegal desenvolveu síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara e potencialmente grave.

Saúde

20 jan 2026

Uma mulher está internada desde dezembro em coma grave após utilizar uma caneta emagrecedora vendida de forma ilegal. Segundo informações

Polícia, Saúde

20 jan 2026

Uma mulher de 29 anos teve a vida salva após ser declarada morta em um atropelamento ocorrido neste domingo (18),

Anunciar ou recomendar matéria