Redação Jornal Americanense

Saúde de Americana capacita profissionais da rede sobre prevenção ao suicídio

A Secretaria de Saúde de Americana está realizando a capacitação de profissionais da rede municipal sobre prevenção ao suicídio nesta semana. A ação é coordenada pela rede de saúde mental e tem como tema “A vida é a Melhor Escolha”, em alusão à campanha Setembro Amarelo. Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, recepcionistas, agentes comunitários de saúde, entre outros profissionais estão envolvidos na capacitação. As atividades ocorrem desde terça-feira (12) e terminam nesta quinta-feira (14).

As palestras são ministradas pela enfermeira Paula Reimão, responsável pelo Núcleo de Educação Continuada em Saúde Mental do município, e ocorrem no auditório da Secretaria de Saúde. “É muito importante reforçarmos esse tema junto aos profissionais, porque é uma situação que infelizmente pode ser vivenciada por eles durante a rotina de trabalho. Por isso a importância de fortalecermos ainda mais a nossa rede, com a perspectiva de identificarmos comportamentos que indicam fator de risco para o suicídio e fazer a prevenção”, destaca Paula.

Na capacitação, a profissional aborda questões como as barreiras para a prevenção, mitos sobre o comportamento suicida, o impacto do suicídio na sociedade, fatores de risco e de proteção, avaliação e manejo do paciente, como abordar o paciente, avaliação da doença mental, avaliação de risco, entre outros assuntos relacionados ao tema.

“O suicídio tem um impacto gigantesco, seja na família ou na sociedade como um todo. As capacitações são recursos para qualificar os profissionais, na busca de salvaguardar o bem mais precioso, que é a vida humana”, diz o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Americana, neste ano, até 31 de julho, o município registrou 119 tentativas de suicídio, sendo 26% de casos reincidentes. Do total, 34 foram feitas por homens e 85 por mulheres. Já os óbitos por suicídio, até agosto, chegaram a 11 casos, sendo oito homens e três mulheres.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

1 mar 2024

A Secretaria de Saúde de Sumaré realizou no último sábado, dia 24, o Dia D de Combate à Dengue. O

Saúde

1 mar 2024

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste investiu mais de R$ 236 milhões em Saúde em 2023. Somente com recursos próprios,

Saúde

23 fev 2024

O vereador Leco Soares (Podemos) reuniu-se na quarta-feira (21) em Brasília com a deputada federal Renata Abreu (Podemos), para tratar

Saúde

21 fev 2024

Um homem de 44 anos foi diagnosticado com chikungunya em Santa Bárbara, tornando-se o primeiro caso confirmado da doença na

Saúde

20 fev 2024

A Prefeitura de Sumaré entrega nesta sexta-feira (23) às 10 horas, as novas sedes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel

Saúde

15 fev 2024

Alex, um morador de 38 anos de Americana, está liderando uma campanha para recuperar sua capacidade de andar após um