Redação Jornal Americanense

Saúde de Americana realiza campanha para diagnóstico precoce de tuberculose

A Secretaria de Saúde de Americana realiza, entre os dias 15 e 30 de setembro, uma campanha para intensificar a busca ativa de sintomáticos respiratórios: pessoa que apresenta tosse por três semanas ou mais e que necessita de investigação para tuberculose. Esta é a segunda fase da campanha, que é realizada anualmente em todo o estado de São Paulo, e tem como objetivo diagnosticar precocemente a doença.

A busca ativa será realizada em todas as unidades de saúde da rede municipal e também no CDP (Centro de Detenção Provisória), de Americana.

“É muito importante identificar precocemente indivíduos com os sintomas, oferecer e proporcionar a eles o tratamento adequado, quebrando assim a cadeia de transmissão da doença”, afirmou a coordenadora do Ambulatório de Tuberculose do município, enfermeira Leda Maria Ribeiro.

A Tuberculose é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que se propaga pelo ar. Ela geralmente afeta os pulmões, mas praticamente qualquer órgão pode estar envolvido.

Os sinais e sintomas mais frequentemente descritos são tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção; cansaço excessivo; febre baixa, geralmente, à tarde; suor excessivo à noite; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração.

A tuberculose tem cura, desde que o paciente siga as orientações do médico. Quando ele abandona o tratamento por conta própria, abre-se a possibilidade do surgimento de bactérias resistentes aos medicamentos, podendo levar o indivíduo a óbito.

Nos últimos cinco anos, Americana registrou 149 novos casos de tuberculose, sendo 23 este ano (até agosto), 30 em 2022, 29 em 2021, 29 em 2020 e 38 em 2019.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

14 fev 2025

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, está com processo seletivo aberto para vaga de enfermeiro para hemodiálise (Edital

Saúde

13 fev 2025

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, iniciou, nesta terça-feira (11), um treinamento intensivo para a atualização do protocolo

Saúde

12 fev 2025

Com apoio da Defesa Civil Municipal, a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Nova Odessa deu início nesta terça-feira ao cronograma de

Saúde

11 fev 2025

Atualização realizada hoje pelo Ministério da Saúde indicou 47 mortes por dengue no estado de São Paulo este ano, que

Saúde

10 fev 2025

Com retorno das aulas em escolas de boa parte do país, a saúde ocular dos alunos entra em foco no

Cidades, Saúde

8 fev 2025

Uma decisão da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste sobre o acompanhamento de crianças autistas na rede municipal de ensino tem

Anunciar ou recomendar matéria