Redação Jornal Americanense

Sumaré ganhará novas sedes para o SAMU e Central de Ambulâncias

As novas bases descentralizadas vão ampliar o agilizar o atendimento de ocorrências, ofertando mais segurança e saúde para a população

A Prefeitura de Sumaré entrega nesta sexta-feira (23) às 10 horas, as novas sedes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Central de Ambulâncias, na região da Área Cura. As novas bases descentralizadas vão ampliar o agilizar o atendimento de ocorrências, ofertando mais segurança e saúde para a população.

Os novos espaços ficam na rua Dosolina Catharina Bertolini, nº 285, Parque das Nações, são amplos e modernos e possuem quartos, cozinha, lavanderia, sala, cômodas para guardar material, banheiros e sala de gerência.

Desde 2017, diversos investimentos foram realizados no setor, visando um atendimento humanizado e digno. O SAMU recebeu novos respiradores móveis, após mais de onze anos sem renovação dos aparelhos, para as ambulâncias do serviço padrão UTI, dando um suporte avançado e mais seguro para o atendimento. Já os veículos básicos agora são todos equipados com desfibriladores.

A corporação também recebeu novas ambulâncias no padrão UTI, equipadas com macas, suprimentos e insumos. Agora, o SAMU conta com seis ambulâncias nas ruas e mais uma de reserva. Além disso, uma nova equipe foi incorporada, agilizando e tornando mais eficiente o trabalho e atendimento.

As equipes receberam novos equipamentos, mobiliários e uniformes, com kits compostos por macacão, camiseta e bota. A sede do SAMU, em Nova Veneza, passou por ampla reforma e manutenção, com adequação das salas para melhor atendimento, troca da iluminação e novo calçamento. Os radiocomunicadores da corporação também foram renovados, sendo possível a transmissão em tempo real em todo o território brasileiro.

Além da remodelação no atendimento, a corporação recebe capacitações, simulados e atualizações constantes. E agora Sumaré possui o medicamento Metalise, uma injeção que dissolve o trombo durante o infarto, ampliando as chances de salvamento.

Foi implantado no Município o projeto Samuzinho, capacitando a população para um atendimento preliminar ágil e correto até as equipes de emergência chegarem. O treinamento é promovido pelos profissionais do SAMU Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Municipal, que ensinam sobre os protocolos corretos de atendimento mediante cada situação de urgência. Professores da rede, alunos, primeiros-socorros.

“Quando assumimos em 2017, o SAMU estava em situação precária, tinha apenas duas ambulâncias e uma única em condições de uso.  Com muito empenho e comprometimento, uma série de melhorias foram realizadas na corporação, adquirimos novas ambulâncias com auxílio do deputado Dirceu Dalben e investimos na saúde. A nova sede descentralizada do SAMU Sumaré e da Central de Ambulâncias são um grande reforço para a Saúde de Sumaré, prestando serviço 24 horas para a população, seja com suporte básico ou suporte avançado. Sumaré segue o compromisso de investir em uma saúde de qualidade, séria e eficaz, para que os munícipes estejam seguros e recebam um tratamento de excelência”, disse o prefeito Luiz Dalben. 

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades, Saúde

11 abr 2024

As obras de construção da nova UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Antônio Zanaga tiveram início nesta semana com

Saúde

11 abr 2024

A FAM – Faculdade de Americana voltou esta semana com os plantões psicológicos de modo presencial no Serviço Integrado de

Saúde

3 abr 2024

O prefeito Chico Sardelli entregou nesta terça-feira (2) as obras de reforma e revitalização da Farmácia Central, localizada à Rua

Saúde

1 abr 2024

As obras de implantação da nova UPA 24 horas Dona Rosa, na região do Parque Gramado, estão em ritmo acelerado.

Saúde

25 mar 2024

Visando um atendimento sempre de qualidade, o prefeito Luiz Dalben entregou na última sexta-feira, dia 22, a reforma e ampliação

Saúde

19 mar 2024

Visando um atendimento sempre de qualidade, a Prefeitura de Sumaré entregará nesta sexta-feira, dia 22, às 10 horas, a reforma