Redação Jornal Americanense

“Tubo de Poesia” chega às recepções do HM, Unacon e UPA São José

Um novo projeto de humanização foi lançado nesta quarta-feira (30) no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, na Unacon (Centro de Oncologia de Americana) e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José. É o “Tubo de Poesia”, brinde entregue aos pacientes que aguardam atendimento nas unidades administradas pela Santa Casa de Chavantes por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura.

O “Tubo de Poesia” é constituído por uma poesia impressa em papel, enrolada como um pergaminho e embalada num tubete de acrílico transparente com tampa.  

O objetivo do projeto é oferecer aos pacientes um souvenir de boas-vindas, capaz de promover entretenimento cultural e reflexão.  

O ato do acolhimento nas recepções dos hospitais é um momento delicado, que requer atenção e cuidados especiais, analisa Rômulo Santana, gerente de Relações Institucionais da Chavantes. “Isso porque o paciente está à procura de uma solução para o seu problema de saúde e, eventualmente, se irrita com o tempo de espera, mesmo que essa espera esteja em total conformidade com as diretrizes”, analisa. “Nesse contexto, o Tubo de Poesia é uma ação que, ao gerar um momento de entretenimento e gentileza, estimula a melhoria do relacionamento entre pacientes, a instituição e as nossas equipes de profissionais de saúde. O projeto vai atuar como um agente anímico, um facilitador para o início do atendimento”, destaca Santana.  

“Uma excelente iniciativa, pois trata-se de um projeto que irá proporcionar aos pacientes momentos de reflexão e serenidade, apaziguar os conflitos internos pela situação vivenciada no ambiente hospitalar. Isso demonstra o nosso compromisso por um atendimento qualificado, acolhedor e humanizado”, destacou o secretário de Saúde de Americana,  Danilo Carvalho Oliveira.


Poesias selecionadas e abordagem
Para o projeto – desenvolvido pelo setor de Comunicação da Chavantes – foram selecionadas poesias célebres de nomes como Cecília Meirelles, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Clarice Lispector, Cora Coralina, Fernando Pessoa, Machado de Assis, Olavo Bilac, Adélia Prado, Patativa do Assaré e outros.

Nas recepções, os pacientes são abordados com a seguinte pergunta: “Você aceita uma poesia enquanto aguarda o seu atendimento?”.  
 
“Isso era tudo o que eu precisava para hoje”, disse Janete dos Santos Albabe, após ganhar o brinde e ler o poema “Arte de Amar”, de Manuel Bandeira. “Essa mensagem é algo que eu vou levar como um cuidado de Deus. Uma pequena palavra faz a diferença”, acrescentou a paciente que aguardava atendimento no HM.

Weliton Pontes, paciente da Unacon, também ganhou um Tudo de Poesia na manhã desta quarta. “Muito boa essa iniciativa, é boa porque faz a gente refletir e tirar o foco da preocupação”, contou. “As coisas mais lindas que existem, a gente não pode tocar, devemos sentir”, disse, fazendo menção ao poema “A coisa mais linda do mundo”.

“Esse projeto vai facilitar as ações de atendimento e assistência, melhorar o relacionamento entre pacientes e colaboradores, estimular a memória afetiva dos pacientes, promover o protagonismo do paciente e deixar o ambiente de trabalho mais saudável”, lista Rômulo Santana.

A entrega do “Tubo de Poesia” será feita uma vez por semana, contemplando os pacientes das três unidades de saúde do município geridas pela Santa Casa de Chavantes (HM, Unacon e UPA São José).

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

3 set 2024

No mês em que é comemorado o Dia do Sexo (6/9), costuma-se relembrar a famosa frase “sexo é vida”. Mas

Saúde

30 ago 2024

A República Democrática do Congo (RDC) notificou, ao longo do ano de 2024, cerca de 18 mil casos prováveis ou

Cidades, Saúde

27 ago 2024

Os alunos do curso de Enfermagem da FAM – Faculdade de Americana, que estão em fase de atendimento no SIA

Saúde

26 ago 2024

Após cinco anos, o atendimento oftalmológico de crianças e adolescentes na rede pública retomou os níveis registrados antes pandemia de

Cidades, Saúde

20 ago 2024

A jovem Gabriela Benicio de Moraes Amaral, de 25 anos, foi diagnosticada com câncer de mama hormonal com metástase óssea.

Cidades, Saúde

19 ago 2024

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, de Americana, precisa de doadores dos tipos sanguíneos A+, A-,