Unacon homenageia mães em tratamento ao som de violino

Melodias nacionais e internacionais ecoaram pelos corredores e alas da Unacon (Centro de Oncologia de Americana), na manhã desta sexta-feira (12). A audição, promovida por um violinista, foi uma homenagem antecipada às pacientes pelo Dia das Mães, no próximo domingo (14). 

O músico Felipe Prado interpretou trilhas de cinema, bossa nova, clássicos internacionais e da música erudita, enquanto os pacientes oncológicos recebiam um presente oferecido por colaboradores da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes – organização social que administra a unidade, o Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José, por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.

Marisa Granato dos Santos, paciente desde setembro, gostou do repertório instrumental que teve canções famosas de Elvis Presley, Tom Jobim, Lady Gaga, melodias de harpa cristã e da mundialmente famosa “Over The Rainbow” (do filme O Mágico de Oz). “Estou emocionada, isso aqui é tudo de bom. Essa música acalma o coração e dá paz para a gente”, declarou, enquanto participava de uma sessão de quimioterapia. “Além disso, adoro essas meninas que trabalham na Unacon, elas são demais”. 

“Para nós, esse tipo de homenagem é maravilhoso. Mesmo porque, sou mãe de dois filhos”, disse Vilma Aparecida Araújo, moradora da cidade de Monte Mor que há três meses é atendida na Unacon.

Na opinião da Dra. Ana Cláudia Monteiro, diretora médica da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, a ação espelha “um dos principais valores da instituição, que é a humanização do atendimento”.

“Nada mais justo do que homenagear essas mulheres, essas pessoas tão fortes”, acrescenta a diretora da Chavantes, fazendo menção às mães e às enfermeiras. Hoje, 12 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Enfermagem.   

“Uma iniciativa muito importante, uma maneira de homenagearmos e levarmos um pouco de alegria e paz às nossas pacientes, além dos benefícios que a boa música oferece. Parabéns a todas as mães que têm nosso apoio e nossa atenção em Americana”, disse o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Homenagens no HM e na UPA São José

No Dias das Mães, domingo (14), a partir das 9h, também haverá homenagens às pacientes do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José. 

A exemplo do evento realizado na Unacon, o som do violino também vai tomar as dependências do HM, como uma forma de entretenimento e relaxamento dos pacientes. Também serão distribuídas mudas de plantas e lembranças. 

Já na UPA São José, as mães receberão ao longo do domingo botões de rosa e brincos. 

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades, Saúde

22 abr 2026

Habilitação como CER II pode garantir mais recursos, ampliar terapias especializadas e fortalecer inclusão no município A APAE (Associação de

Saúde

16 abr 2026

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Famíla (ESFs) de Americana realizaram 81.886 atendimentos no primeiro trimestre

Saúde

16 abr 2026

O município de Americana, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa o registro de um óbito causado por dengue em 2026.

Esportes, Saúde

14 abr 2026

Em memória de Vitor Guimarães Barbosa, empresário que faleceu aos 40 anos no último dia 9 de outubro, a RCA

Saúde

14 abr 2026

A Carreta da Saúde da Mulher, instalada na Praça Comendador Müller, no Centro de Americana, já realizou aproximadamente 1,4 mil

Saúde

14 abr 2026

O Lions Clube Americana Centro, em parceria com o CPC – Centro de Promoção à Cidadania da Pessoa com Deficiência

Anunciar ou recomendar matéria