Unacon homenageia mães em tratamento ao som de violino

Melodias nacionais e internacionais ecoaram pelos corredores e alas da Unacon (Centro de Oncologia de Americana), na manhã desta sexta-feira (12). A audição, promovida por um violinista, foi uma homenagem antecipada às pacientes pelo Dia das Mães, no próximo domingo (14). 

O músico Felipe Prado interpretou trilhas de cinema, bossa nova, clássicos internacionais e da música erudita, enquanto os pacientes oncológicos recebiam um presente oferecido por colaboradores da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes – organização social que administra a unidade, o Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José, por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.

Marisa Granato dos Santos, paciente desde setembro, gostou do repertório instrumental que teve canções famosas de Elvis Presley, Tom Jobim, Lady Gaga, melodias de harpa cristã e da mundialmente famosa “Over The Rainbow” (do filme O Mágico de Oz). “Estou emocionada, isso aqui é tudo de bom. Essa música acalma o coração e dá paz para a gente”, declarou, enquanto participava de uma sessão de quimioterapia. “Além disso, adoro essas meninas que trabalham na Unacon, elas são demais”. 

“Para nós, esse tipo de homenagem é maravilhoso. Mesmo porque, sou mãe de dois filhos”, disse Vilma Aparecida Araújo, moradora da cidade de Monte Mor que há três meses é atendida na Unacon.

Na opinião da Dra. Ana Cláudia Monteiro, diretora médica da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, a ação espelha “um dos principais valores da instituição, que é a humanização do atendimento”.

“Nada mais justo do que homenagear essas mulheres, essas pessoas tão fortes”, acrescenta a diretora da Chavantes, fazendo menção às mães e às enfermeiras. Hoje, 12 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Enfermagem.   

“Uma iniciativa muito importante, uma maneira de homenagearmos e levarmos um pouco de alegria e paz às nossas pacientes, além dos benefícios que a boa música oferece. Parabéns a todas as mães que têm nosso apoio e nossa atenção em Americana”, disse o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Homenagens no HM e na UPA São José

No Dias das Mães, domingo (14), a partir das 9h, também haverá homenagens às pacientes do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José. 

A exemplo do evento realizado na Unacon, o som do violino também vai tomar as dependências do HM, como uma forma de entretenimento e relaxamento dos pacientes. Também serão distribuídas mudas de plantas e lembranças. 

Já na UPA São José, as mães receberão ao longo do domingo botões de rosa e brincos. 

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

28 fev 2026

Departamento Regional de Saúde de Campinas registra cinco casos no ano; 11 ainda estão sob investigação e não há mortes

Saúde

27 fev 2026

O jovem Vinícius Brito, de 24 anos, voltou a apresentar movimentos nas pernas após receber tratamento com polilaminina. Ele compartilhou

Saúde

25 fev 2026

Um estudo conduzido pelo Instituto Wistar, nos Estados Unidos, trouxe resultados promissores no desenvolvimento de uma vacina experimental contra o

Saúde

25 fev 2026

A família da pequena Marina Ferreira Rocha, de 7 anos, que morreu após um acidente de quadriciclo em Teresina, tomou

Saúde

24 fev 2026

A pesquisadora Tatiana Sampaio afirmou que o medicamento experimental polilaminina deverá ser distribuído gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde após

Saúde

23 fev 2026

A norte-americana Ashley Warwick, de 37 anos, viralizou nas redes sociais após um erro em um procedimento estético com Botox

Anunciar ou recomendar matéria