Curtir um feriadão prolongado a dois com um friozinho no alto da Serra do Itaqueri, apreciando um pôr do sol inesquecível de outono seguido por um belo jantar regado a vinho e à luz de velas. Esta é apenas uma das várias opções de descanso com tom romântico que a Estância Turística de São Pedro, no Interior de São Paulo, oferece aos casais que pretendem antecipar as comemorações do Dia dos Namorados, emendando o único feriado do mês, o de Corpus Christi, em 8 junho, ao dia 12.
Famosa por suas belezas naturais, a estância está localizada aos pés da Serra do Itaqueri, região turística que figura entre as mais belas do estado, e fica a apenas 171 quilômetros da Capital.
Com a calmaria que só o Interior oferece, o município é oportunidade de fuga da rotina e de conexão com a natureza.
No outono, a contemplação do nascer ou pôr do sol se torna um convite imperdível aos apaixonados, em especial, aos que desejam registros instagramáveis. O Cruzeiro do Facão, na estrada entre São Pedro e Itirapina, tem uma das vistas mais famosas do destino.
Outra opção são as paradas nos mirantes estrategicamente posicionados ao longo das estradinhas que serpenteiam o alto da serra de São Pedro.
Em um dos pontos mais charmosos do município fica a capela de Santo Antônio. Aberta para visitas, a igrejinha guarda uma relíquia do santo casamenteiro doada pelo Vaticano e que é muito requisitada para intenções e promessas nesta época do ano.
Em frente à capela fica o Jardim do Amor, espaço que convida os casais apaixonados a fazerem juras de amor eterno, deixando por lá seus cadeados – itens encontrados para venda nos estabelecimentos do entorno.
Ainda no alto da serra, o Parque Marcelo Golinelli possui diversos decks com paisagens dignas de selfies, além de quiosques e trilhas para caminhada. Há ainda o Parque do Cristo, o Rancho da Tirolesa e o Parque Municipal de Voo Livre Celso Gonçalves da Fonseca, que abriga rampas para asa-delta e parapente.
Outra modalidade turística muito procurada é o balonismo. Para definir o melhor passeio no dia, a dica é buscar apoio nas agências de turismo receptivo da cidade.
São Pedro oferece ainda a opção de imersão no turismo rural, com almoço caipira em propriedades abertas à visitação, como o sítio Coloninha I, que promove passeios a cavalo.
Charmoso, o centro histórico também conta com atrativos aos apaixonados, como a Feira de Artes e Artesanatos e lojas especializadas em enxovais.
Gastronomia
Recentemente, São Pedro entrou para a rota gastronômica do estado de São Paulo e o que não faltam na estância são opções no cardápio.
Neste feriadão, muitos estabelecimentos oferecerão jantares românticos em ambientes decorados. Um deles é o Recanto das Seriemas, que possui uma vista deslumbrante por estar localizado no alto da serra. Especializado em parrilla, o local cozinha com lenha de reflorestamento próprio e recebe reservas de quinta-feira (8) a domingo (11) para almoços ou jantares à luz de velas com o cardápio recheado de opções grelhadas e vinhos.
Digno de um cenário de filme, o restaurante e antiquário Vila Del Capo é outra opção famosa na serra em São Pedro para quem deseja uma noite com ainda mais requinte. No local, as mesas são postas com talheres de prata e copos de cristal. Por lá, o jantar temático dos namorados será servido no domingo (11) e na segunda-feira (12), conforme reserva. São ao menos cinco diferentes refeições, com massas, gratinados e grelhados. Logo na entrada, os clientes são recepcionados com vinho tinto e canapés para apreciarem a decoração do espaço que conta até com lareira acesa.
Os amantes da cozinha japonesa também têm parada certa em São Pedro. O Mizu Sushi Bar, pioneiro da japan food naquela região, oferecerá combos especiais para os casais de quinta (8) a domingo (11) no jantar, além do tradicional rodízio com peixes frescos.
Já para os que preferem agito, chopp, cerveja, lanches e porções, o Santo Clube Bar é opção. No dia 12, o local terá música ao vivo e decoração para embalar o clima de romance.
De sexta-feira (9) a domingo (11), a estância recebe ainda a 117ª Festa de Santo Antônio, com quermesse, shows e praça de alimentação nas imediações da capela que leva o nome do santo.
Outra opção também descontraída no alto da serra é a Venda do Brilio, que abre para o café da manhã e almoço. Ou então, a Estação da Cachaça ou o Quintal da Serra, que servem cafés coloniais e especiais em charmosas mesinhas ao ar livre.
Hospedagem
Hospedagens mais reservadas não faltam aos apaixonados que visitam São Pedro. A Pousada Sonho do Campo, por exemplo, é composta por uma vila com apenas três casinhas, coreto, firepit (fogueira rústica de chão) e uma bela igrejinha. Um deck à beira do córrego na clareira em meio à mata é como um oásis de descanso aos amantes. Pet friendly, a hospedagem oferece aos casais drink de boas-vindas, flores no quarto e até café à francesa (servido na cama).
Outra dica romântica e mais reservada é a Pousada da Lua, a 5 km da cidade. Com vista para uma área de preservação da natureza, a propriedade conta com vários ambientes intimistas, com espreguiçadeiras e poltronas. Os pacotes oferecidos incluem decoração temática com flores, espumantes, docinhos e até sessão relaxante de hidro-spa a dois em meio à natureza.
Já para os casais mais aventureiros, a sugestão é o Santana’s Ranch que, além de um complexo aquático com piscinas aquecidas, oferece pacotes incluindo decoração temática, vinho, doces, passeios a cavalo e com quadriciclos.