Estado de SP lança aplicativo para solicitar emergência e acompanhar viatura via GPS

Novos sistemas facilitam o contato da população com as forças de segurança e auxiliam o despacho de viaturas para os locais de ocorrências

O Governador João Doria lançou nesta quarta-feira (5) os aplicativos “190 SP” e “Bombeiros Emergência 193” para o acionamento dos serviços da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A iniciativa permite que a população de todo o Estado tenha na palma da mão um canal disponível para solicitar o atendimento emergencial de ambas as instituições.

“O Governo de SP acaba de lançar, no início deste ano, dois novos aplicativos para que a população possa acionar a Polícia e os Bombeiros do celular, sem precisar realizar chamada telefônica. É mais um canal rápido e eficiente para atendimento emergencial de qualquer cidadão aqui no Estado de SP”, destacou Doria.

O Secretário da Segurança Pública em exercício, coronel Álvaro Batista Camilo, informou que o aplicativo “Bombeiros Emergência 193” já está disponível para download nos sistemas Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.sp.corpodebombeiros.bombeirosp) e IOS (https://apps.apple.com/br/app/bombeiros-emerg%C3%AAncia/id1539446166). O “190 SP” estará disponível para download em breve.

Para utilizar ambos aplicativos, basta que os usuários façam um breve cadastro com o nome completo, telefone, e-mail e CPF. Após a validação, já será possível informar a ocorrência e confirmar a localização para uma viatura da PM ou dos Bombeiros inicie o deslocamento.

O “Bombeiros Emergência 193” contempla o atendimento de todas as modalidades de ocorrências atendidas pela instituição como incêndios, afogamentos, atropelamentos, vítimas de acidente de trânsito, engasgamento e paradas cardiorrespiratórias.

O aplicativo “190 SP” permitirá o registro de denúncias de diferentes naturezas como violência doméstica, perturbação do sossego, alarme disparado e aglomeração, entre outras. A localização é preenchida no registro pelo usuário ou automaticamente pelo georreferenciamento, desde que ativo no aparelho utilizado.

Novas modalidades de ocorrência serão disponibilizadas a cada atualização do aplicativo, que permitirá também, a partir de fevereiro, o envio de até duas fotos, áudios e vídeos de até 10 segundos, como reforço do fato registrado.

Tecnologia e Segurança
Desde 2019, o Governo de SP lançou uma série de ações inovadoras para uso de tecnologia na Segurança Pública, de forma a garantir mais proteção e melhor atendimento à população. Entre as iniciativas estão, por exemplo, a Delegacia Eletrônica, Delegacia da Diversidade Online, Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) Online, o aplicativo SOS Online para vítimas de violência doméstica, além de drones e câmeras corporais acopladas às fardas dos policiais.

“A crescente demanda por serviços de segurança foi acompanhada por um processo permanente de modernização de procedimentos e equipamentos. O uso das ferramentas agiliza o acesso da população aos serviços emergenciais, aproxima a comunidade das instituições policiais, reforça os canais de interação, reduz acionamentos indevidos e permite que os telefones 190 e 193 priorizem as ocorrências de maior gravidade”, destacou Álvaro Camilo.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

15 set 2026

Como parte do plano de expansão da rede, o Grupo São Vicente inaugura a primeira loja do Supermercados São Vicente

Cidades

13 set 2026

Equipes municipais permanecem mobilizadas diante da previsão de novas precipitações neste domingo e na segunda-feira A Prefeitura de Americana manteve,

Cidades

13 set 2026

Equipes aproveitam a trégua no tempo para remover lama, galhos e desobstruir bocas de lobo; previsão indica possibilidade de novas

Cidades

12 set 2026

Americana registrou acumulado de 54 milímetros de chuva nas últimas sete horas, volume considerado muito elevado para um período tão

Cidades

11 set 2026

Americana ocupa o primeiro lugar entre as cidades da Região do Polo Têxtil e a 39ª posição entre os 5.570

Cidades

10 set 2026

Jornal Americanense participou da visita realizada nesta quarta-feira (9), que apresentou aos convidados a estrutura e as atividades oferecidas a

Anunciar ou recomendar matéria