Redação Jornal Americanense

Proposta para ação conjunta da Guarda Municipal da região é discutida entre vereadores

O vereador Thiago Brochi (PSDB), presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Americana, reuniu-se nesta sexta-feira (25) no plenário com parlamentares e representantes de cidades da região para discutir a apresentação de projeto de lei, nos municípios, permitindo ao Poder Executivo celebrar convênio para a utilização recíproca dos serviços das guardas civis municipais.

A reunião teve a participação da vereadora Doutora Rosângela Gallardo (Cidadania), integrante da Comissão de Segurança Pública, assim como a assessoria do vereador Leco Soares (Podemos), o terceiro integrante da comissão. Também compareceu à ocasião o inspetor da Gama (Guarda Municipal de Americana), José Wendeo, representando na ocasião o diretor-comandante, Marco Aurélio da Silva.

Participaram ainda o chefe de gabinete e de Segurança Pública em Nova Odessa, coronel Carlos Eduardo Fanti, o vereador novaodessense Cabo Natal, o vereador de Santa Bárbara d’Oeste e guarda municipal em Paulínia, Eliel Miranda, o vereador Cabo Paranhos, de Monte Mor, o vereador por Artur Nogueira, Tenente Marcelo Ribeiro, e os GCMs Ivan Galter Barbosa (de Nova Odessa) e Thiago Sabino de Souza (Americana).

Durante a reunião, Brochi lembrou que a lei municipal nº 6.016/2017 trata do assunto em Americana. No entanto, o convênio não chegou a ser celebrado e a ideia dos participantes da reunião é propor algo conjunto e mais abrangente, que possa ser utilizado nos municípios vizinhos ao mesmo tempo. Dessa maneira, a corporação de uma cidade pode atender ocorrências próximas da divisa com outra, sem incorrer em problemas jurídicos.

“Queremos avançar com o convênio, para poder implantar essa medida que faz toda a diferença na segurança pública dos municípios”, destacou Brochi. Segundo o parlamentar, a medida fortalece o patrulhamento no combate à criminalidade. “O objetivo é permitir a ação das Guardas Municipais por entre as divisas das cidades”, frisa.

A vereadora Dra. Rosângela ressaltou a mobilização do grupo. “Esse intercâmbio é de extrema valia, criando uma proteção jurídica para as Guardas Municipais atuarem fora de suas jurisdições em determinadas ocorrências”, acrescenta. “Essa interatividade entre os municípios é essencial”, cita o parlamentar Cabo Natal.

Para o comandante da Segurança Municipal em Nova Odessa, a movimentação dos entes políticos é necessária. “A união com as demais forças próximas é de suma importância”, reforça coronel Fanti. O inspetor Wendeo também apoia a iniciativa. “A lei ajudará com embasamento para unir as forças no trabalho conjunto. E quem ganha é a população”, completa.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Americana.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Política

7 set 2024

A Justiça Eleitoral acatou o pedido de liminar para suspender o uso de um número de WhatsApp acusado de realizar

Política

6 set 2024

Uma pesquisa realizada pelo instituto Othar Público Pesquisas, a pedido do Jornal Correio Popular, coloca o atual prefeito, Chico Sardelli

Polícia, Política

6 set 2024

A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar o ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida, membro do governo Lula, após

Política

5 set 2024

A mais recente pesquisa de intenções de voto, realizada Tododia/Ágili, coloca o atual prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan

Política

2 set 2024

Uma pesquisa de opinião pública realizada no município de Hortolândia entre os dias 26 e 28 de agosto de 2024

Polícia, Política

30 ago 2024

A DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana investiga  o envolvimento do vereador Paulo Eduardo Dias Júnior,  o Juninho Dias