Lula abre ampla vantagem sobre concorrentes rumo à Presidência da República, aponta Datafolha

Ao considerar a margem de erro, petista alcança até 50% dos votos válidos.

Nesta quinta-feira (26), o instituto Datafolha publicou resultado da mais recente pesquisa sobre a corrida eleitoral ao cargo de Presidente da República. Nele, Luis Inácio Lula da Silva (PT) se mantém na liderança, com 48% das intenções de voto, 21 pontos a mais que o segundo colocado.

De acordo com o levantamento, Lula alcançou a maior margem desde o início das pesquisas realizada pelo instituto da Folha de S. Paulo. Jair Bolsonaro (PL), atual presidente, diminui participação e alcança: 27%.

Esta pesquisa abre uma nova página na história das pesquisas de intenção de votos, visto que dois nomes retiraram o nome da corrida à presidência: Sérgio Moro (União Brasil) e João Dória (PSDB) não são mais candidatos. Contudo, apesar da desistência de Dória, a pesquisa foi registrada antes da saída oficial do candidato, por isso apresenta resultados em seu nome.

Primeiro Turno

Na pesquisa, o entrevistado recebeu uma lista com o nome de todos os pré-candidatos para escolher. No ranking, os três primeiros colocados da pesquisa foram: Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes (PDT). Confira o resultado abaixo:

Luis Inácio Lula da Silva (PT) – 48%. Com a margem de erro, tem de 46% a 50%.
Jair Bolsonaro (PL) – 26%. Com a margem de erro, de 24% a 28%.
Ciro Gomes (PDT) – 7%. Com a margem de erro, de 5% a 9%.
João Dória (PSDB) – 3%. Portanto, tem de 1% a 5%.
André Janones (Avante) – 2%. Com a margem de erro, de 0% a 4%.
Simone Tebet (MDB) – 2%. Com a margem de erro, de 0% a 4%.
Vera Lúcia (PSTU) – 1%. Portanto, de 0% a 3%.
Pablo Marçal (PROS) – 1%. Portanto, de 0% a 3%.
Brancos, nulos ou indecisos: 6%.
Não sabem: 3%

Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (Unidade Popular), Eymael (Democracia Cristão), Luciano Bivar (União Brasil) e Santos Cruz (Podemos), foram citados, mas não alcançaram 1% das intenções de votos.

Segundo Turno

O instituto também levou em conta projeções para o segundo turno das eleições. Os resultados apontam que, se a eleição fosse hoje, Lula ganharia de todos os competidores. Contra Bolsonaro, o petista abriu 20 pontos de vantagem. Confira os números: Confira abaixo:

Lula x Bolsonaro

Lula (PT) – 58%
Bolsonaro (PL) – 33%
Branco ou nulo – 8%
Não sabe – 1%

Lula x Ciro Gomes

Lula (PT) – 55%
Ciro Gomes (PDT) – 29%
Branco ou nulo – 15%
Não sabe – 1%

Ciro Gomes x Bolsonaro

Ciro Gomes (PDT) – 52%
Jair Bolsonaro (PL) – 36%
Branco ou nulo – 10%
Não sabe – 2%

Metodologia

A pesquisa Datafolha ouviu 2.556 pessoas, em 181 municípios, entre os dias 25 a 26 de maio. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Brasil, Saúde

21 out 2025

Fabíola da Costa, de 32 anos, que estava em estado vegetativo nos Estados Unidos, chegou ao Brasil nesta segunda-feira (20)

Política

21 out 2025

Os vereadores Celso Ávila (Solidariedade), Arnaldo Alves (PRD), Carlos Fontes (União Brasil), Felipe Corá (PL), Paulo Monaro (PSD) e Wilson

Política, Saúde

20 out 2025

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste é alvo de denúncias por atrasos nos pagamentos de profissionais da saúde. Em entrevista

Brasil

16 out 2025

Fabíola da Costa, de 32 anos, que está em estado vegetativo após um mau súbito nos Estados Unidos em setembro

Política

15 out 2025

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou o cadastro de empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à

Brasil

14 out 2025

Um incêndio no Paraná provocou, nesta terça-feira (14), um apagão que atingiu 15 estados brasileiros e o Distrito Federal. A

Anunciar ou recomendar matéria