Fernando Haddad lidera disputa pelo Governo do Estado de SP, aponta pesquisa

Em recente levantamento, o petista abre ampla vantagem de 10 pontos do segundo colocado.

Com a proximidade das Eleições 2022, cada vez mais institutos de pesquisas fazem e liberam pesquisas com a intenção de votos para os mais diferentes cargos. Recentemente, o Datafolha divulgou o mais recente levantamento para cargo da Presidência da República. Nesta segunda-feira (30), o Instituto Paraná divulgou os números da corrida ao cargo do Governo do Estado de São Paulo. Nele, Fernando Haddad (PT) aparece em primeiro lugar.

O instituto realizou pesquisas em três cenários diferentes. Em todos, o ex-prefeito de São Paulo e ex-candidato à presidência em 2018, Haddad, lidera as intenções de voto.

Primeiro Cenário

Considerando o nome de todos os pré-candidatos, Haddad conta com 28,8% dos votos e está em primeiro lugar. Em segundo lugar estão, tecnicamente empatados, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Márcio França (PSB). França pleiteou o cargo em 2018 e teve disputa acirrada, que culminou com a vitória de João Dória (PSDB).

O atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB) aparece em quarto lugar, seguido pelo ex-prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth (PSD).

Confira as intenções de voto:

Fernando Haddad (PT) – 28,6%
Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 17,9%
Márcio França (PSB) – 17,7%
Rodrigo Garcia (PSDB) – 7,3%
Felício Ramuth (PSD) – 1,2%
Gabriel Colombo (PCB) – 1,1%
Não sabe ou não responderam – 8,6%
Nenhum, branco ou nulo – 16,4%

Demais pré-candidatos: Vinicius Poit (Novo), Abraham Weintraub (PMB), Elvis Cezar (PDT) e Altino Júnior (PSTU), não pontuaram 1%.

Segundo Cenário

O instituto também levou em conta um cenário onde França não fosse pré-candidato. Recentemente, há conversas de bastidores que apontam a possibilidade do político desistir da concorrência, mas sem confirmações ou negativas por parte do mesmo ou de seu partido. Confira abaixo o resultado da disputa:

Fernando Haddad (PT) – 34,5%
Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 21,7%
Rodrigo Garcia (PSDB) – 10,5%
Não sabe ou não respondeu: 10,2%
Nenhum, branco ou nulo – 23,1%

Terceiro Cenário

No último cenário foram considerados os nomes de Haddad, Freitas e Garcia, caso esteja explícito o apoio e participação em campanha dos principais líderes dos partidos que pertencem. Confira os resultados.

Fernando Haddad (PT), com apoio de Lula (PT) – 35,3%
Tarcísio de Freitas (Republicanos), com apoio de Jair Bolsonaro (PL) – 31%
Rodrigo Garcia (PSDB), com apoio de João Dória (PSDB) – 11,5%
Não sabe ou não respondeu: 6,3%
Nenhum, branco ou nulo – 16%

O instituto ouviu 1.880 eleitores paulistas nos dias 22 e 26 de maio. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Brasil, Saúde

21 out 2025

Fabíola da Costa, de 32 anos, que estava em estado vegetativo nos Estados Unidos, chegou ao Brasil nesta segunda-feira (20)

Política

21 out 2025

Os vereadores Celso Ávila (Solidariedade), Arnaldo Alves (PRD), Carlos Fontes (União Brasil), Felipe Corá (PL), Paulo Monaro (PSD) e Wilson

Política, Saúde

20 out 2025

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste é alvo de denúncias por atrasos nos pagamentos de profissionais da saúde. Em entrevista

Brasil

16 out 2025

Fabíola da Costa, de 32 anos, que está em estado vegetativo após um mau súbito nos Estados Unidos em setembro

Política

15 out 2025

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou o cadastro de empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à

Brasil

14 out 2025

Um incêndio no Paraná provocou, nesta terça-feira (14), um apagão que atingiu 15 estados brasileiros e o Distrito Federal. A

Anunciar ou recomendar matéria