Americana retoma ciclo de abertura de unidades de saúde

Entre 2016 e 2017, Omar Najar (MDB) chegou a fechar seis unidades sob justificativa de falta de demanda

Desde o ano passado, a Prefeitura de Americana tem feito uma série de anúncios e entregas de unidades que irão contribuir para a saúde básica do município. Um dos compromissos de campanha do prefeito, Chico Sardelli (PV), a retomada da saúde faz contraste com anos anteriores.

Quem viveu em Americana entre 2015 e 2020 viu um ciclo acentuado de cortes e fechamentos na saúde. A crise financeira do município e a necessidade de redução de custos, sem dúvidas, pesou em muitas ações, mas não foi a única motivação. Em 2016, após estudo, o prefeito Omar Najar determinou o fechamento de seis unidades de uma só vez.

O argumento é que não havia procura que justificasse a manutenção desses locais, que são prédios onde funcionavam as unidades do Jardim Guanabara (UBS), Vila Dainese (UBS), Parque da Liberdade (ESF), Zanaga (ESF), Centro (UBS) e São José (ESF), e que foram fechados. Na época, outras unidades de outros bairros assumiram essas demandas. É público e notório que a saúde, as enormes fila por consultas e a falta de pessoal foram o calcanhar de aquiles do governo Omar Najar até o final. Apesar de conquistas como o novo anexo do Hospital Municipal, as medidas do prefeito anterior foram tímidas e lentas na maior parte do tempo.

Novo ciclo de investimentos

No Governo desde o ano passado, Chico Sardelli entregou o novo prédio do CAPS Infantil em setembro de 2021; a reforma da unidade de saúde do Parque Gramado em marco; a reforma da UBS do Jardim Ipiranga em maio, e a unidade do Mathiensen entregue reforma em junho.

Para os próximos dias está prevista a entrega de reforma na UBS da Vila Galo, e esse ano ainda há previsão de reforma e reativação da Unidade do Jardim Guanabara. Ainda há planos para ativas uma unidade no Guanabara e, em 2023, entregas no Liberdade e no Zanaga.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

2 nov 2025

A semana começa com tempo instável em Americana. Nesta segunda-feira (3), a previsão indica chuva forte e trovoadas durante a

Cidades

31 out 2025

Os cemitérios municipais de Americana – da Saudade e Parque Gramado – esperam receber mais de 20 mil pessoas neste

Cidades

31 out 2025

O saldo de empregos gerados em Americana entre janeiro e setembro deste ano é de 1.586 postos formais de trabalho.

Cidades

31 out 2025

O último sábado (25) foi marcado por uma manhã de inspiração, fé e conexões no Quiero Café, em Americana, durante

Cidades

31 out 2025

A Escolinha Todotom realizará no dia 8 de novembro, às 9h, uma ação de plantio de mudas na Avenida Vereadora

Cidades

31 out 2025

O Sebrae-SP, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Americana (ACIA/Núcleo de Exportação) e a Secretaria de Desenvolvimento

Anunciar ou recomendar matéria