Manuela Possente: Qual é o melhor tratamento para flacidez de pele?

Uma dúvida muito recorrente no meu dia a dia é sobre o melhor tratamento pra flacidez. Uma pergunta que ouço muito é: Dra, eu invisto em bioestimulador de colágeno ou acido hialuronico?

Para responder essa pergunta precisamos entender que a pele do nosso rosto se organiza em camadas. A camada mais profunda é o osso, seguido pela músculo, gordura e a finalmente a pele.

Com o processo do envelhecimento, que se dá a partir dos trinta anos, vamos perdendo a gordura facial. E basta comparar nosso rosto hoje e na adolescência para notar a diminuição do volume das maçãs e das bochechas. Como o nosso rosto era mais preenchido, certo?

Portanto quando o paciente se queixa de um aspecto envelhecido e notamos que isso se deve a perda de gordura facial, que tinha um papel de estruturação deste rosto, a indicação deste caso é com reposição de ácido hialurônico. Para corrigir a perda de volume facial.

O bioestimulador de colágeno tem indicação quando notamos uma perda da elasticidade desta pele associado a uma sensação de afinamento e aumento das rugas. A indicação deste produto também é indicada para pacientes que desejam prevenir o envelhecimento desta pele, induzindo o seu próprio organismo a formação de colágeno, promovendo o que chamamos de “poupança de colágeno. Retardando desta maneira o processo do envelhecimento deixando esta pele sempre firme.

Portanto na minha opinião o ideal é que sempre haja um tratamento conjunto, para que não haja apenas a reposição de gordura e o paciente correr o risco de ficar com o rosto super preenchido, alterando sua fisionomia e traços naturais. Mas também tratamentos que promovam uma melhora da qualidade desta pele.

E quem sabe assim, essa geração de pacientes que usufruem destas tecnologias e tratam de maneira precoce sua pele, não serão mais candidatos a cirurgia plástica no futuro?

Ficou com alguma dúvida? Procure o seu dermatologista!

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades, Saúde

22 jul 2026

Comerciantes afirmam que problema persiste há cerca de três meses na Rua João Lino; DAE informa que responsabilidade não é

Polícia, Saúde

20 jul 2026

A mãe do bebê Noah Gabriel fez um relato emocionante ao relembrar o drama vivido pela família após o filho

Saúde

20 jul 2026

A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) “Doutor Newton Worschech”, no bairro Antônio Zanaga 2, completa um ano de funcionamento

Polícia, Saúde

17 jul 2026

O que parecia ser uma infância marcada por uma doença misteriosa escondia, na verdade, um dos casos mais chocantes de

Saúde

16 jul 2026

O Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” – Zoo Americana dedicou cuidados especiais à jiboia Morgana nesta terça-feira (14).

Saúde

16 jul 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, segue avançando no processo de implantação do Centro de Atenção

Anunciar ou recomendar matéria